Mais 116 brasileiros deportados dos EUA chegam a Confins nesta sexta

Grupo desembarca em Minas Gerais após chegada inicial ao Ceará; este é o quinto voo de repatriação realizado neste ano

Por Plox

28/03/2025 10h25 - Atualizado há 3 dias

Na tarde desta sexta-feira (28/3), o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na Região Metropolitana da capital mineira, foi o destino final de um novo grupo de brasileiros repatriados dos Estados Unidos. Ao todo, 116 pessoas chegaram ao país neste que já é o quinto voo de deportação realizado neste ano.


Imagem Foto: Divulgação


O trajeto começou no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE), onde os repatriados desembarcaram por volta das 8h da manhã. De lá, seguiram viagem até Minas Gerais em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), com chegada prevista às 15h.



Em Confins, uma estrutura especial foi montada para acolher os deportados. A concessionária BH Airport disponibilizou a Sala de Autoridades, garantindo um ambiente mais confortável e com infraestrutura adequada. Além disso, canais de apoio foram organizados para facilitar o contato dos repatriados com seus familiares e oferecer acesso a serviços públicos essenciais, como regularização vacinal, assistência social, inserção no mercado de trabalho e matrícula escolar.



Desde o início da operação, em 24 de janeiro, diversos voos já transportaram brasileiros deportados de volta ao país. O primeiro, com 158 passageiros, deveria ter pousado em Confins, mas precisou ser desviado para Manaus (AM) por questões técnicas. O episódio gerou desconforto no governo brasileiro, principalmente pelo fato de alguns dos passageiros estarem algemados.


O segundo voo ocorreu em 7 de fevereiro e trouxe 111 brasileiros, pousando em Fortaleza (CE) como forma de evitar o constrangimento de algemas durante o trajeto sobre o território nacional. Assim como no voo mais recente, a FAB foi responsável por conduzir os passageiros até Minas Gerais.


Já o terceiro avião chegou ao Ceará em 21 de fevereiro com 101 deportados, incluindo nove crianças e dois idosos. Na ocasião, dois passageiros tinham mandados de prisão em aberto. Em todas essas operações, uma força-tarefa envolvendo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Relações Exteriores (MRE), Justiça e Segurança Pública (MJSP), Saúde (MS), Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Polícia Federal e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) atuou de forma integrada para garantir uma recepção digna aos brasileiros.


Destaques