Terremoto de magnitude 7,7 atinge Mianmar e derruba prédio na Tailândia

Tremor provocou colapso de edifício em Bangkok, deixando 43 desaparecidos; abalo foi sentido até na China

Por Plox

28/03/2025 09h35 - Atualizado há 3 dias

Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar na manhã desta sexta-feira (28), causando impactos em diversas regiões da Ásia. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro foi localizado a cerca de 16 quilômetros a noroeste da cidade de Sagaing, a uma profundidade de 10 quilômetros.


Imagem Foto: Reprodução


O tremor foi tão intenso que foi sentido a mais de 1.300 quilômetros de distância, alcançando cidades em países vizinhos, como China e Tailândia. Em Bangkok, capital tailandesa, um edifício de 30 andares que estava em construção desabou durante o abalo sísmico.


No momento do colapso, cerca de 50 operários trabalhavam no local. As autoridades informaram que 43 dessas pessoas estão desaparecidas sob os escombros, conforme divulgou a BBC.


Imagem Foto: Reprodução


Imagens registradas por moradores e compartilhadas nas redes sociais mostram o impacto do tremor na capital tailandesa, incluindo o momento em que um guindaste cai de um dos prédios afetados. A capital de Mianmar, Naypyidaw, também sofreu danos em ruas e estradas, segundo relatos locais.


Doze minutos após o primeiro abalo, outro terremoto, de magnitude 6,4, foi registrado na mesma região, de acordo com o USGS. Embora mais fraco, o segundo tremor também foi considerado forte e capaz de causar destruição.



Até o momento da publicação, não havia informações oficiais sobre mortes causadas pelo terremoto. Em resposta ao desastre, as autoridades de Mianmar decretaram estado de emergência em seis regiões do país.


A escala Richter, utilizada para medir a magnitude de terremotos, indica que abalos entre 7 e 7,9 causam sérios danos, com potencial para destruir edifícios. Essa escala é logarítmica: cada grau representa dez vezes mais amplitude nas vibrações e 30 vezes mais energia liberada.


Segundo a Michigan Tech, os danos variam conforme a magnitude: tremores abaixo de 2,5 não são sentidos pelas pessoas; entre 2,5 e 5,4 podem causar pequenos danos; já os que ultrapassam 6,1 tendem a provocar prejuízos severos em áreas densamente povoadas.


Destaques