Economia

Brasileiros estão se endividando com o cartão de crédito 

Segundo os especialistas em economia, o cartão de crédito deveria ser usado apenas para compras de emergência

28/04/2019 às 14:31 por Redação Plox

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, referente ao mês de fevereiro deste ano, mostra que o brasileiro está se afundando em dívidas feitas com cartão de crédito. Um em cada quatro brasileiros está rolando a dívida para o mês seguinte.

Para ter a dívida rolada para o próximo mês, as operadoras exigem que o consumidor pague apenas uma pequena parte do valor devido. Pronto, o valor restante  da dívida é rolado para o mês seguinte, mas com taxas altíssimas de juros, que beneficiam apenas os bancos, escravizando os consumidores.  

{"preview_thumbnail":"/sites/default/files/styles/video_embed_wysiwyg_preview/public/video_thumbnails/CpmDKojRhWw.jpg?itok=lBzzP8rI","video_url":"https://www.youtube.com/watch?v=CpmDKojRhWw","settings":{"responsive":1,"width":"854","height":"480","autoplay":1},"settings_summary":["Embedded Video (Responsivo, autoplaying)."]}

Segundo os especialistas em economia, o cartão de crédito deveria ser usado apenas para compras de emergência. Mas os brasileiros estão usando esse tipo de crédito até mesmo para compras corriqueiras como alimentos, remédios e roupa. O resultado é que muitos consumidores entram em um círculo de dívidas sem fim.

Para se ter uma ideia, 66 % por cento dos entrevistados na pesquisa confessaram que usam o cartão para comprar alimentos.

Segundo os especialistas, o motivo vai além das questões que envolvem crise econômica e esbarra mesmo na indisciplina do brasileiro.

Para se ter uma ideia, a pesquisa aponta que até mesmo a compra de músicas pela internet aparece como causa da rolagem da dívida. 
 

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a