Brasil

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Prefeitura de Ipatinga decreta reabertura de comércio; saiba as condições

    Decreto beneficiará segmentos que ainda não haviam sido contemplados

    Por Plox

    28/04/2020 19h18 - Atualizado há quase 4 anos

    A Prefeitura de Ipatinga informou nesta terça-feira (28) que publicará o decreto que expande a flexibilização no Diário Oficial nas próximas horas. O decreto foi anunciado na noite dessa segunda-feira (27) e autoriza os bares, restaurantes, academias e shoppings a abrirem. 

    De acordo com o decreto, os estabelecimentos que cuprirem as recomendações impostas pelo Núcleo Gestor de Crise estarão aptos a voltar as suas atividades comerciais, inclusive com a presença de clientes nos estabelecimentos comerciais.

    Estão autorizados a abrirem, os estabelecimentos de segmentos que ainda não haviam sido beneficiados pela flexibilização da quarentena no município, como academias, bares e restaurantes e também os shoppings.

    Segundo a Prefeitura, o decreto passa a valer na quarta-feira (29), feriado que comemora o aniversário de Ipatinga.

    Screenshot 95 Foto: Reprodução

    O Plox conversou com Cláudio Zambaldi, presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), que disse desde o começo da flexibilização, a Aciapi e CDL vem dialogando para a reabertura dos segmentos que ainda não estavam liberados a voltar as atividades.

    “Desde que retornamos parte da cadeia produtiva da nossa cidade, a gente vem dialogando com determinados segmentos, como academia, como os restaurantes e os bares, que precisavam voltar a ter seus clientes consumindo internamente dentro de seus estabelecimentos. Os shoppings, que também estavam fechados com o número significativo de empresas e colaboradores”, disse Zambaldi.

    Zambaldi disse ainda que foram feitas reuniões pontuais, com cada segmento, para mostrar que os comerciantes estavam aptos a voltarem as atividades. “Fizemos reuniões pontuais por segmento, junto ao executivo, mostrando que todos esses segmentos estavam preparados e aptos a trabalhar, também de uma forma flexibilizada, pois entendemos o problema e toda essa guerra que estamos vivendo com um inimigo invisível [Coronavírus]”.
     

    O decreto

    Na noite desta terça-feira (28), a Prefeitura Municipal de Ipatinga disse que, seguindo o novo protocolo divulgado pelo Governo do Estado dentro do chamado ‘Minas Consciente’, que assegura autonomia aos municípios para flexibilizar a abertura do comércio de acordo com as realidades locais, o prefeito Nardyello Rocha detalhou como serão as diretrizes em relação a determinados segmentos que agora poderão retomar suas atividades. Nas próximas horas, um decreto com as normas e restrições será publicado no Diário Oficial do município.

    Na noite da última segunda-feira (27), o Comitê Gestor de Crise de Ipatinga deliberou por unanimidade entre os presentes, em reunião na Prefeitura, pela reabertura gradativa de alguns setores comerciais que ainda estavam impedidos de funcionar em função de normas estabelecidas pela Deliberação 17, do Governo do Estado.

    Novas normas

    De acordo com novo decreto municipal, a abertura de shopping centers e galerias em Ipatinga ocorrerá dentro de certas limitações, entre elas o recebimento de público em 40% da capacidade total dimensionada para cada estabelecimento. O documento prevê que, a partir desta quarta-feira (29), os lojistas destes empreendimentos poderão funcionar durante quatro dias da semana, em horário reduzido. A situação será reavaliada 21 dias após a reabertura. Segundo as regras do decreto, os complexos de compras somente poderão abrir de quinta-feira a domingo, de meio-dia às 20h. 

    Outra restrição é que dentro das lojas destes segmentos permaneça somente um cliente a cada cinco metros quadrados. Tornam-se obrigatórias, também, nestes locais, a demarcação de espaços para filas, medidas de higienização e a utilização de máscaras. 

    As praças de alimentação podem funcionar, mas também dentro de restrições previstas no decreto. A aquisição e o consumo de alimentos são permitidos, mas sem ocupação de mesas e cadeiras. Esses mesmos estabelecimentos, de acordo com decreto anterior do município, já estavam autorizados a funcionar com entregas em domicílio. 

    Também nos shoppings, continuam suspensos a abertura e funcionamento de cinema e playground, assim como estacionamentos cobertos. 

    Bares e restaurantes em Ipatinga, que estavam operando em sistema de entrega em domicílio, sem permissão para o consumo interno, também poderão reabrir as portas nesta quarta-feira (29). Contudo, de acordo com a nova flexibilização, o expediente deverá ser encerrado às 21h. O decreto prevê ainda um distanciamento de dois metros por mesa. E somente duas pessoas poderão ocupar cada uma delas. 

    As academias também poderão retomar suas atividades a partir deste dia 29 de abril. Porém, seguindo um rígido protocolo de higienização previsto no decreto.

    O uso de máscaras nas academias torna-se obrigatório tanto para o educador físico quanto para o aluno. Atividades em grupo estão vedadas. O usuário do serviço deverá permanecer dentro do recinto por no máximo uma hora. Deve ser respeitada, ainda, a distância de cinco metros quadrados de área treinável para cada aluno. 

    Avaliação

    O prefeito Nardyello Rocha reforça que as medidas de flexibilização de todos os segmentos passarão diariamente por avaliações, sendo orientadas por verificações da curva epidemiológica do município. Segundo o chefe do Executivo, a decisão de flexibilização está pautada nos números reais que hoje a cidade possui. 

    “Nossas atitudes estão sendo pautadas na transparência e principalmente na responsabilidade com as vidas. Ipatinga registrou um pico na curva epidemiológica de mais de 170% no mês de março. E, para piorar, nós não tínhamos como testar os suspeitos. Agora o cenário mudou. Fizemos os testes rápidos, e todos, até o momento, deram negativo. Graças às medidas preventivas que estão sendo adotadas pelo Executivo com a ajuda da população, esta semana a nossa curva atingiu o seu melhor índice, que foi de -5,4%, ou seja, estamos com um número superior de pessoas que deixaram a quarentena em relação aos novos casos suspeitos. Outro fator determinante é a baixa ocupação de leitos no município. Tudo isso nos deu a segurança para reabrir o comércio de forma gradativa e possibilitar um novo nível de reaquecimento da economia. O que é preciso estar claro é que temos consciência de que nosso problema não acabou. O quadro de avanço da doença, em todo o mundo, ainda se revela muito grave”, concluiu Nardyello Rocha.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]