Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Novo medicamento à base de fezes humanas promete combater superbactérias

Farmacêutica Seres Therapeutics desenvolve tratamento para infecções resistentes a antibióticos

28/04/2023 às 18:59 por Redação Plox

A agência reguladora de saúde dos Estados Unidos, FDA, aprovou um medicamento revolucionário chamado Vowst, desenvolvido pela farmacêutica Seres Therapeutics. Produzida com bactérias presentes nas fezes humanas de indivíduos saudáveis, a pílula tem como objetivo tratar infecções causadas pelo uso prolongado de antibióticos, especialmente as superbactérias resistentes.

Foto: reprodução Pexels

 

Uma nova abordagem no combate a infecções

Segundo Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, "a aprovação de hoje oferece aos pacientes e profissionais de saúde uma nova maneira de ajudar a prevenir infecções recorrentes por uso prolongado de antibióticos". O Vowst será usado no tratamento de pacientes com mais de 18 anos.

O uso prolongado de antibióticos pode levar à eliminação de bactérias benéficas do cólon, provocando diarreia e inflamação nessa parte do intestino grosso. A Vowst tem como objetivo suprir essa deficiência e prevenir possíveis danos na região.

Testes clínicos e aprovação

A aprovação da FDA foi concedida após a realização de diversos testes clínicos envolvendo mais de 400 voluntários. Os resultados mostraram poucos efeitos colaterais e uma alta taxa de eficácia no combate às infecções no cólon. A dosagem recomendada do medicamento consiste em quatro cápsulas tomadas uma vez ao dia, por via oral, durante três dias consecutivos.

Segurança na produção

As fezes utilizadas na produção do medicamento são testadas e liberadas apenas se não forem encontrados patógenos transmissíveis. Apesar disso, o Vowst ainda pode apresentar um pequeno risco de transmissão de agentes infecciosos.

Compartilhar a notícia

para você
Auxílio emergencial
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: trabalhadores nascidos em novembro podem sacar benefício

O valor liberado pra sacar é referente a primeira parcela

POLíCIA

Médico-residente é preso suspeito de estuprar filha de 4 anos em Goiás

No momento da abordagem, o médico tentou escapar se escondendo na saída de emergência do prédio onde mora, mas foi localizado e preso pelos agentes.

uruguai.jpg
ESPORTES

Com três gols anulados pelo VAR, Uruguai é eliminado da Copa América

No jogo em que o VAR foi a grande estrela, seleção uruguaia foi eliminada nos pênaltis

vacina BH
SAúDE

Belo Horizonte registra aumento na incidência de Covid-19 após Carnaval

Médicos afirmam que o aumento era esperado devido às aglomerações, mas ressaltam que a vacinação fez com que não houvesse grande procura por atendimento