Adutora da Vale se rompe e interdita ponte reconstruída após tragédia de 2019 em Brumadinho
Prefeitura afirma que não há risco para a população, mas pede que moradores evitem a área enquanto equipes monitoram a situação
Por Plox
28/04/2025 11h30 - Atualizado há 1 dia
Na manhã desta segunda-feira (28), a Prefeitura de Brumadinho confirmou o rompimento de uma adutora da mineradora Vale, que causou a interdição da ponte sobre a estrada Alberto Flores, ligação entre a comunidade de Córrego do Feijão e a cidade.
De acordo com o município, o incidente ocorreu por volta das 9h e mobilizou equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar, que permanecem no local monitorando a situação. O comandante da região também acompanha de perto a ocorrência. Até o momento, representantes da mineradora Vale não compareceram ao local.

A ponte interditada havia sido construída apenas 75 dias após o rompimento da barragem da Vale em 2019, que matou 272 pessoas e destruiu a antiga estrutura que existia na estrada.
Apesar da nova interdição, a Prefeitura de Brumadinho informou que não há risco para moradias ou pessoas, esclarecendo que o rompimento da adutora não se trata de risco de barragem ou ameaça similar. Ainda assim, as autoridades locais recomendam que a população evite circular nas imediações da ponte até que novas orientações sejam divulgadas.
A mineradora Vale foi procurada para comentar o caso, mas ainda não se posicionou.