Apagão atinge Espanha, Portugal e França e paralisa trens

Falha na rede elétrica causou interrupções em três países; investigação apura possível ataque cibernético

Por Plox

28/04/2025 10h16 - Atualizado há cerca de 21 horas

Uma falha na rede elétrica deixou regiões da Espanha, Portugal e França sem energia nesta segunda-feira (28/4), causando grandes transtornos, especialmente no transporte ferroviário.


Imagem Foto: Redes sociais


A operadora ferroviária espanhola Renfe relatou que a situação resultou na paralisação completa dos trens, impedindo partidas e deixando passageiros retidos nas estações. A empresa destacou que o impacto foi nacional e que as operações só puderam ser retomadas após o restabelecimento gradual do fornecimento.



A operadora Red Eléctrica, responsável pela rede elétrica na Espanha, informou que ativou imediatamente planos de emergência em colaboração com empresas do setor para restaurar o fornecimento de energia.
\"As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las\"

, afirmou a companhia em comunicado oficial.

O processo de recuperação, conforme detalhou a Red Eléctrica, envolve a energização progressiva da rede de transmissão, com a reconexão dos grupos geradores. Às 8h30 (horário local), a empresa já relatava avanços significativos, com a retomada parcial no norte e no sul da península ibérica.



O Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) da Espanha abriu uma investigação para averiguar se o apagão poderia ter sido causado por um ataque cibernético. Até o momento, as autoridades ainda não confirmaram a origem da falha.


Na França, a operadora RTE informou que algumas áreas do País Basco ficaram sem energia por vários minutos, mas o serviço foi rapidamente restabelecido. Equipes da RTE também foram mobilizadas para auxiliar a Red Eléctrica, reabastecendo cerca de 700 MW de consumo espanhol.


O ministro porta-voz do governo português, Antonio Leitão Amaro, declarou à agência Lusa que \"ao que parece, seria um problema na rede de transporte cuja causa ainda deve ser identificada, aparentemente na Espanha\".



Enquanto as investigações seguem, o episódio expõe a vulnerabilidade das infraestruturas elétricas em momentos de falhas de larga escala, e levanta preocupações sobre possíveis ações de sabotagem cibernética envolvendo redes críticas na Europa.


Destaques