Após forte chuva em Timóteo, Defesa Civil orienta moradores sobre riscos

Ribeirão Ana Moura transbordou após tromba d'água e afetou dezenas de famílias na madrugada de domingo

Por Plox

28/04/2025 08h35 - Atualizado há 6 dias

Timóteo enfrentou momentos de tensão na madrugada deste domingo (27), quando uma forte chuva assolou a cidade e fez o Ribeirão Ana Moura transbordar, desencadeando destruição em diversos bairros.


Imagem Foto: Divulgação/PMT


Logo após o início da enchente, por volta das 3h da manhã, equipes da Defesa Civil, Departamento de Limpeza Urbana, Assistência Social, Secretarias de Saúde e Obras, além de voluntários e do próprio prefeito Capitão Vitor, se mobilizaram para prestar socorro imediato às famílias atingidas.



Aproximadamente 100 pessoas se envolveram diretamente nas ações de resgate e limpeza, retirando móveis destruídos das casas, lavando residências e desobstruindo ruas cobertas de barro. Empresas como a Bemisa também se uniram aos esforços, enviando caminhões e ferramentas para apoiar o trabalho das equipes de limpeza e dos bombeiros voluntários.



Para suprir a falta de água em algumas residências, caminhões pipa começaram a abastecer os moradores com água potável, enquanto outra frota utilizava água não potável para auxiliar na limpeza dos imóveis e vias públicas.



Após os primeiros levantamentos feitos na Avenida Rio Grande do Sul, nos bairros Timotinho e Alvorada, a Defesa Civil confirmou a ocorrência de uma tromba d’água, provocada pela tempestade que durou cerca de uma hora. As áreas mais afetadas foram os bairros localizados próximos às margens do Ribeirão Ana Moura, como Ana Moura, Novo Tempo, Alvorada e Timotinho, todos situados na Regional Sudoeste.


Outras localidades também sofreram impactos, como o bairro Petrópolis e o Córrego do Caçador, onde uma residência foi considerada em risco de desabamento. Felizmente, não houve registro de feridos, e a família que ocupava a casa ameaçada foi encaminhada para a residência de parentes.


De acordo com as informações preliminares, foram contabilizadas 8 casas atingidas no bairro Petrópolis, 11 no Córrego do Caçador e João XXIII, além de 24 residências no bairro Alvorada.


"A orientação da Defesa Civil é clara: quem estiver em área de risco deve sair imediatamente ao menor sinal de perigo e procurar um local seguro"

.

A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida alerta a população para os cuidados necessários ao ter contato com água de enchente. Caso apareçam sintomas estranhos ou ferimentos na pele, os moradores devem procurar as Unidades de Saúde abertas nesta segunda-feira (28) ou se dirigir ao Hospital e Maternidade Vital Brazil e à UPA, ambos com funcionamento 24 horas.


A solidariedade também se tornou uma ferramenta essencial neste momento. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está arrecadando doações de cestas básicas e materiais de limpeza na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Alameda 31 de Outubro, no antigo Colégio Dom Bosco, no Centro Norte da cidade. No momento, não é necessária a doação de roupas.


Moradores que perderam documentos na enchente devem procurar o CRAS mais próximo a partir de segunda-feira (28) para dar entrada no processo de segunda via.



A cidade agora se une em uma grande corrente de solidariedade para reconstruir o que foi perdido e apoiar quem mais precisa.


Destaques