Assistência aos atingidos pela chuva, em Timóteo, já foi iniciada; confira o boletim atualizado

Município mobiliza apoio e doações após mais de 60 famílias serem atingidas por temporal

Por Plox

28/04/2025 13h19 - Atualizado há 10 dias

As intensas chuvas que caíram sobre Timóteo na madrugada do dia 27 causaram sérios transtornos à população e danos em vários bairros do município.


De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, 62 famílias foram diretamente impactadas, obrigando a interdição de três casas. Entre as áreas mais afetadas, o bairro Alvorada registrou 26 residências danificadas. Já os bairros Córrego do Caçador e Petrópolis contabilizaram 10 ocorrências cada, enquanto João XXIII e Novo Tempo somaram sete casos cada. No bairro Ana Moura, duas casas foram atingidas.


Além das residências, o temporal também provocou o alagamento do fórum de Timóteo, da Unidade Básica de Saúde no bairro João XXIII e de uma igreja evangélica situada no bairro Petrópolis. Com a diminuição do nível da água, as equipes de emergência iniciaram rapidamente a limpeza de imóveis e vias públicas.


Imagem Foto: Reprodução/Redes Sociais


As famílias afetadas já foram cadastradas e estão recebendo apoio social. Materiais de limpeza, kits de higiene pessoal, colchões, alimentos e água potável foram distribuídos para auxiliar na recuperação. A Secretaria de Educação, localizada na Alameda 31 de Outubro, 405, no Centro Norte, está funcionando como ponto de coleta de doações de água, colchões e kits de limpeza para reforçar o atendimento às vítimas.


Para aqueles que perderam documentos, o atendimento está sendo realizado nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) das regiões atingidas. Enquanto isso, a Defesa Civil segue monitorando áreas de risco, com atenção especial para as margens do Córrego Ana Moura.


Em resposta à situação, o prefeito Capitão Vitor Prado decretou Situação de Emergência no município por meio do Decreto Nº 6.163.
O decreto permite a mobilização de órgãos municipais, a convocação de voluntários, a realização de contratações temporárias e a organização de campanhas de arrecadação de recursos para ações de apoio

. Essa é a segunda vez que Prado assina um decreto de emergência em menos de cinco meses de gestão, sendo o primeiro em janeiro deste ano, após outra forte chuva que atingiu o Vale do Aço.
Destaques