Covid-19 avança e São Gabriel da Cachoeira retoma uso obrigatório de máscaras

Prefeitura também restringe acesso às áreas indígenas e adia festival cultural devido ao aumento dos casos

Por Plox

28/04/2025 18h35 - Atualizado há cerca de 13 horas

Em meio ao aumento expressivo de casos de Covid-19, a prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, determinou o retorno do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. A medida foi anunciada na última sexta-feira (25) e engloba locais como repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e o transporte coletivo.


Imagem Foto: Pixabay


A decisão segue recomendação da Defensoria Pública do Amazonas, que alertou para o crescimento preocupante no número de casos. Apenas em abril, foram registrados quase 400 casos positivos, de um total de 897 suspeitos. Em março, esse número foi significativamente menor, com 87 positivos entre 197 suspeitos. Já em dezembro do ano passado, apenas 14 casos haviam sido confirmados.



“A alta procura pelos testes revela outra informação: mesmo os casos negativos para covid-19 indicam que outras viroses respiratórias estão circulando na cidade, colocando em risco a saúde da população”, destacou o defensor público Marcelo Barbosa em ofício enviado à Secretaria Municipal de Saúde.

Além da exigência de máscaras, a prefeitura impôs restrições para o acesso às áreas indígenas. Agora, só é permitida a entrada de pessoas que apresentem a caderneta de vacinação contra a Covid-19 atualizada ou um teste negativo realizado nas últimas 48 horas. A fiscalização dessas medidas ficará sob responsabilidade de órgãos municipais e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que poderão exigir a documentação comprobatória.



Segundo a administração municipal, a determinação tem como principal objetivo proteger as comunidades indígenas, que compõem cerca de 90% da população local. Como parte das ações preventivas, a prefeitura também adiou o evento de lançamento do Festival Cultural dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal), inicialmente previsto para o próximo sábado (3). A nova data será divulgada futuramente.


A Secretaria Municipal de Saúde informou que continua realizando testes rápidos de Covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBS) para pessoas que apresentarem sintomas gripais. O descumprimento das normas estabelecidas poderá acarretar sanções administrativas e outras medidas previstas em lei.



A prefeitura reforçou, em nota oficial, que o decreto permanecerá em vigor enquanto houver recomendações das autoridades sanitárias para o uso de máscaras.


Destaques