Hospital Municipal Carlos Chagas consolida-se como referência em saúde pública sob gestão da FSFX
Unidade de Itabira se firma como referência em atendimento humanizado e inovação médica voltada ao SUS
Por Plox
28/04/2025 18h54 - Atualizado há 5 dias
O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) consolida-se como referência em saúde pública após nove anos de gestão da Fundação São Francisco Xavier (FSFX).

Desde 2016, o hospital passou por uma profunda transformação, voltada exclusivamente para o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a unidade atende cerca de 225 mil habitantes de 13 municípios da microrregião de Itabira.
Com 119 leitos, incluindo 20 leitos de UTI, o HMCC é responsável por mais da metade das internações realizadas em Itabira. Seu atendimento abrange áreas como ambulatório, internação, centro cirúrgico, serviços de hemodiálise para casos agudos, laboratório e diagnóstico por imagem. Em 2024, foram contabilizados mais de 32 mil pacientes-dias internados.
A maternidade do HMCC é um dos orgulhos da gestão da FSFX, contabilizando mais de 9.800 partos ao longo dos anos, com 56% deles realizados de forma normal. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade mantém o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento, que promove orientação sobre cuidados na gestação, amamentação, vacinação e primeiros exames dos bebês, totalizando mais de 9.600 testes da orelhinha realizados.
Outro avanço importante foi na realização de cirurgias. Desde 2016, o hospital superou a marca de 21 mil procedimentos, muitos deles realizados através de mutirões cirúrgicos que reduziram a fila de espera pelo SUS. Em 2024, foram realizados três mutirões de cirurgias ginecológicas, beneficiando mais de 130 mulheres que aguardavam há anos por atendimento.
No último ano, o hospital também inaugurou o PACE - Posto Avançado de Coleta Externa, em parceria com a Prefeitura de Itabira e a Fundação Hemominas, além de ampliar 14 leitos clínicos e oferecer um novo serviço de ambulatório de retorno para todos os recém-nascidos da maternidade.
Para 2025, a FSFX planeja expandir ainda mais o acesso e a resolutividade dos atendimentos de baixa e média complexidade, contribuindo para desafogar a rede de saúde da capital mineira e oferecer um atendimento mais próximo e eficiente para a população regional.
De acordo com Flaviano Feu Ventorim, diretor-presidente da FSFX, a celebração de nove anos de gestão é o reconhecimento de um trabalho realizado com dedicação e foco na qualidade do cuidado. \"Cada atendimento, cada avanço e cada conquista refletem o nosso propósito de cuidar das pessoas com qualidade e humanização\", afirmou Ventorim.
O Hospital Municipal Carlos Chagas é classificado como hospital geral e reconhecido como Organização Social de Saúde (OSS) pela Secretaria Estadual de Saúde. Conta com uma equipe de 153 médicos e 500 colaboradores, atuando em especialidades como clínica médica, cirurgia, anestesiologia, cardiologia, gastroenterologia, reumatologia, hematologia, terapia intensiva, colonoscopia, radiologia, ecocardiografia, oftalmologia, angiologia, ginecologia e ortopedia.