Timóteo inicia projeto que ensina prevenção de incêndios e primeiros socorros nas escolas
Cerca de 400 estudantes do 5º ano recebem instruções sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
Por Plox
28/04/2025 17h23 - Atualizado há 5 dias
Alunos das escolas municipais Limoeiro e Clarindo Carlos Miranda, em Timóteo, começaram a participar, neste mês, do projeto Bombeiro nas Escolas. A iniciativa visa preparar e disseminar conhecimentos sobre prevenção de incêndios, pânico e primeiros socorros, por meio de atividades instrutivas e pedagógicas.

Serão beneficiados cerca de 400 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular do município. O projeto é promovido pelo 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em parceria com a Fundação Aperam Acesita, a Prefeitura de Timóteo e a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano.

As atividades práticas e teóricas foram conduzidas pela Sgt. Luana Ataide, o Cabo de Sá e o Cabo Bueno, do 7º Pelotão de Bombeiros de Timóteo.
'As crianças são muito participativas, fazem muitas perguntas e compartilham suas experiências, o que enriquece muito o treinamento', destacou a Sgt. Luana
Para a professora Margarete Silva, que leciona para turmas de 4º e 5º anos na Escola Clarindo Carlos Miranda, o projeto é essencial. \"Essa atividade permite que eles saibam como agir em caso de acidentes domésticos. Eles multiplicam o conhecimento em casa e na comunidade\", comentou.

O entusiasmo dos alunos também ficou evidente. Ryhan Silva Félix, de 10 anos, aluno do 5º ano, relatou sua experiência: \"Achei muito legal conhecer os bombeiros. Fiquei com medo da oficina, mas fiz e aprendi como sair de um incêndio. Vou ensinar para todo mundo lá em casa\", contou animado.

O desafio do projeto é ampliar o número de pessoas capacitadas, levando o aprendizado para além da escola e fortalecendo a cultura da prevenção dentro das famílias do município.