Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população em Minas
Governo estadual libera doses para maiores de 6 meses e reforça importância da imunização durante o outono
Por Plox
28/04/2025 18h55 - Atualizado há 6 dias
A partir desta segunda-feira (28/4), toda a população de Minas Gerais com idade acima de 6 meses poderá se vacinar contra a influenza.
O objetivo principal é conter o aumento de casos de doenças respiratórias, comuns durante o outono, como enfatizou o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Eduardo Prosdocimi. "Estamos no outono, época do ano em que há aumento na transmissão de vírus respiratórios. Como a vacinação é a melhor forma de evitar casos de influenza, decidimos ampliar o público-alvo para proteger ainda mais a população", reforçou o subsecretário.
Eduardo Prosdocimi também pediu o engajamento dos mineiros para manter a caderneta de vacinação em dia, orientando que a população procure a unidade básica de saúde mais próxima ou os vacimóveis espalhados pelo estado.
Com a expansão da campanha, a SES-MG estabeleceu novas diretrizes para os municípios, definidas na Deliberação CIB-SUS/MG nº 5.185/2025 e na Resolução SES/MG nº 10.094/2025. Entre elas, está a ampliação dos horários das salas de vacinação, inclusive durante o horário de almoço e finais de semana, a criação de postos volantes em locais estratégicos, além da garantia de insumos e equipes qualificadas para atender a demanda.

Outro ponto relevante nas novas regras é o atendimento prioritário a populações vulneráveis. De acordo com Prosdocimi, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua e indivíduos privados de liberdade devem ser alvos de ações específicas de vacinação. Ele também recomendou que as equipes de saúde aproveitem qualquer oportunidade de atendimento para verificar a situação vacinal dos cidadãos.
O fornecimento das vacinas, no entanto, depende da quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, como alerta o ato normativo.
Para se imunizar, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde, os vacimóveis ou locais estratégicos definidos pelas prefeituras. Outras informações estão disponíveis no site oficial da SES-MG: https://www.saude.mg.gov.br/gripe/
