Luís Roberto Barroso é empossado como novo presidente do TSE

Por Plox

28/05/2020 08h26 - Atualizado há quase 4 anos

O novo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, tomou posse nessa segunda-feira (25) em cerimônia virtual inédita. O ministro Luís Eduardo Fachin assumiu a vice-presidência da Casa. 

Barroso discursou dizendo que a democracia não é o regime político do consenso, mas aquele em que o dissenso é legítimo, civilizado e absorvido institucionalmente. 

Vídeo:

O novo presidente destacou e defendeu a importância dos jornalistas para o desenvolvimento do país. “E, mais que nunca, nós precisaremos de Imprensa profissional, que se move pelos princípios éticos do jornalismo responsável, capaz de separar fato de opinião, e de filtrar a enorme quantidade de resíduos que circula pelas redes sociais", disse o ministro.

WhatsApp Image 2020-05-28 at 08.27.22Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
 

Segundo Barroso, “a democracia tem lugar para conservadores, liberais e progressistas, nela só não há lugar para a intolerância, a desonestidade e a violência”.

Barroso disse também que quem pensa diferente, não é inimigo, mas parceiro na construção de um mundo plural. 

Sobre a possibilidade de adiar as eleições, o ministro disse que acontecerá somente se tiver grande necessidade perante um grave risco a saúde pública e caso não encontremos nenhuma outra alternativa para este problema. 
 

Destaques