Prefeitura de BH implanta agendamento on-line para cirurgia de castração animal

O novo serviço dará mais agilidade às marcações e mais eficiência, facilitando o acesso dos cidadãos

Por Plox

28/06/2021 18h14 - Atualizado há quase 3 anos

Belo Horizonte inovou a forma de agendamento de cirurgias de castração de cães e gatos e a partir desta segunda-feira, dia 28, a marcação poderá ser feita pelo Portal de Serviços da Prefeitura, acessível pelo computador, tablet ou smartphone. O novo serviço dará mais agilidade às marcações e mais eficiência, facilitando o acesso dos cidadãos. O serviço de esterilização animal é oferecido gratuitamente para os residentes do município.

Para agendar a cirurgia é necessário que o munícipe possua um e-mail válido, pois todas as informações sobre o procedimento (dia, horário, local e orientações para a castração) serão enviadas para o endereço eletrônico.

É permitido cancelar o agendamento da castração até 48 horas antes do dia programado, caso ocorra algum imprevisto. As alterações dos dados do animal também são permitidas 48 horas antes. Essa mudança poderá acarretar troca da data do agendamento, caso não exista mais vagas para o perfil do novo animal cadastrado.

Para realizar a castração, o animal deve ter idade entre 4 meses e 8 anos. No caso de filhotes de gatos, estes devem pesar mais de 1,5 Kg. Antes da realização do procedimento, os animais passam por avaliação médica veterinária a fim de identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia naquele momento.

Também é possível realizar o agendamento pelo telefone. A marcação presencial nas unidades está suspensa devido à pandemia. O ideal é que a pessoa evite ir acompanhada no dia do procedimento do animal.  Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades.

Belo Horizonte conta com cinco locais para esterilização cirúrgica de animais:

Barreiro
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B). Avenida Antônio Praça Piedade, 68 – Bonsucesso

Telefone: 3246-2044

Norte
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Rua Edna Quintel, 173 - São Bernardo

Telefone: 3277-7411/ 3277-7413/ 3277-7414

Oeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O). Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho.
Telefone: 3277-7576

Noroeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO). Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara.
Telefone: 3277-8448

Leste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L). Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada.
Telefone: 3277-9052

Destaques