Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Bolsonaro oferece asilo político para ex-presidente da Bolívia

Jeanine Áñez foi condenada a 10 anos de prisão acusada de golpe no Estado

28/06/2022 às 18:05 por Redação Plox

No início desta semana, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que deseja dar asilo político à ex-presidente da Bolívia, Jeanine Áñez. O fato foi destacado pelo presidente no último domingo (26), durante a participação no programa 4 por 4.

Jeanine foi presidente da Bolívia, mas, após as eleições do país, foi condenada por acusação de golpe no Estado. Diante da situação, ela foi condenada a 10 anos de prisão. Mas, Bolsonaro e outros políticos sul-americanos acreditam que a ex-presidente sofreu uma injustiça. 

"Conversei com o (Alberto) Fernandez (presidente da Argentina), como tenho conversado com chefes de Estado outros, a questão da Jeanine Áñez, que está presa na Bolívia. Ela assumiu a vaga do Evo Morales, que fugiu pra Argentina, cumpriu um ano e meio de governo, aproximadamente, na escala hierárquica, como no Brasil, (com) presidente, vice-presidente, presidente da Câmara e do Senado. Quando tivemos eleições novamente na Bolívia, ganhou a turma simpática ao Evo Morales e, após a posse do novo presidente, ela foi presa preventivamente", comentou.

 

Foto: reprodução/ redes sociais

 

Bolsonaro ainda citou sobre a atual situação de Jeanine, dizendo que ela já cumpriu um ano da pena e quando tiveram oportunidade de conversar ela foi uma pessoa muito boa e simpática. 

"(Ela) cumpriu um ano de cadeia, tentou duas vezes o suicídio, tive uma vez com ela apenas, achei uma pessoa bastante simpática, uma mulher, acima de tudo. E, há coisa de um mês, ela e o seu ministro da Defesa e o chefe de polícia foram condenados todos há dez anos de cadeia. Eu sei que a Jeanine está presa, vi umas imagens terríveis, uma mulher sendo arrastada pra dentro do presídio, sendo acusada de atos antidemocráticos", completou. 

 

Amigos e familiares protestando contra prisão de Jeanine - Túlio Pereira e Carolina Ribeira Añez, (filha de Jeanine Añez) - Foto: enviada ao Plox

 

Ainda no decorrer, o chefe do executivo brasileiro ressaltou que, se caso o governo boliviano aceitar que o Brasil possa ceder o asilo político a ela e as outras duas pessoas que também foram presas, ele garante que eles não sairão do país enquanto for presidente. 

"Continuamos a conversar. O que for possível eu farei para que ela venha para o Brasil caso assim o governo da Bolívia concorde. Estamos prontos para receber o asilo dela, como desses outros dois que foram condenados há 10 anos de cadeia. Não sairá daqui", ressaltou. 

 

Foto: reprodução/ redes sociais

 

Pra finalizar, Bolsonaro explicou o porquê da decisão de tentar trazer Jeanine para o Brasil. "Então, o Brasil está fazendo realmente botando em prática a questão de relações internacionais, a questão de diretos humanos para ver se traz a Jeanine Áñez, oferece para ela o asilo aqui no Brasil, porque eu considero que ela ser condenada por atos antidemocrtático lembra muito o inquérito que está correndo aqui no Supremo Tribunal Federal. Mesmo róitulo: atos antidemocráticos. É uma injustiça com uma mulher presa na Bolívia".

Compartilhar a notícia

Veja também
Sebastião Coelho defende paralisação nacional em caso de condenação de Bolsonaro
POLíTICA

Sebastião Coelho defende paralisação nacional em caso de condenação de Bolsonaro

Ex-desembargador critica Alexandre de Moraes e afirma que julgamento do ex-presidente é uma 'vergonha nacional'

Carol De Toni aciona TCU por compra polêmica do Banco Master pelo BRB
POLíTICA

Carol De Toni aciona TCU por compra polêmica do Banco Master pelo BRB

Deputada federal quer investigação sobre possível manobra para evitar quebra do Banco Master e proteger o FGC

votação.jpg
POLíTICA

Reforma da Previdência volta a ser debatida na Câmara nesta manhã de terça-feira

Jandira Fhegali informou que neste momento a oposição não fará obstrução à proposta, porém, mais adiante isso deve acontecer

POLíTICA

Janja tranquiliza após cirurgia de Lula e destaca rápida recuperação

Primeira-dama agradece apoio e médicos afirmam que presidente está bem após craniotomia de emergência.

para você
v
SAúDE

Outubro rosa: aumento de casos de câncer de mama preocupa

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado a qualquer momento por livre demanda

ECONOMIA

Privatização da Cemig e Copasa gera apreensão entre servidores e levanta debate sobre empregos e tarifas

Projetos de privatização foram protocolados no último dia 14 na Assembleia e já causam incertezas entre funcionários quanto à manutenção dos empregos

Três torcedores de organizada são presos em operação após ataque a cruzeirenses em Inhapim
POLíCIA

Três torcedores de organizada são presos em operação após ataque a cruzeirenses em Inhapim

Operação da Polícia Civil e Ministério Público prende suspeitos de ataque a torcedores do Cruzeiro no Centro de Inhapim

WhatsApp Image 2020-05-25 at 09.45.30.jpeg
EDUCAçãO

Aulas presenciais em Fabriciano retornaram nesta segunda