A Receita Federal vai pagar o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2024 nesta sexta-feira, 28 de junho. O valor total de R$ 8,5 bilhões será destinado aos contribuintes prioritários, incluindo idosos, pessoas com deficiência e professores, além daqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.
Os pagamentos serão feitos a:
Vídeo:
As restituições serão pagas em cinco lotes, conforme o cronograma da Receita Federal:
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". O site oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração por meio do extrato de processamento no e-CAC. Caso haja pendências, é possível retificar a declaração.
A Receita também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo a consulta sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.
Ao realizar a consulta, o contribuinte poderá verificar se há pendências na declaração que impeçam o pagamento da restituição, conhecidas como "malha fina". Para isso, deve acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal pelo e-CAC, selecionar "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)", e na aba “Processamento”, escolher “Pendências de Malha”.
São obrigados a declarar em 2024 aqueles que: