Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Inflação estoura meta por seis meses e força nova carta do BC ao governo

Com IPCA acumulado acima de 4,5% por meio ano, Banco Central terá de justificar descumprimento da meta de inflação e explicar medidas

28/06/2025 às 13:32 por Redação Plox

Desde janeiro deste ano, o Brasil adota o sistema de meta contínua de inflação, que considera o IPCA acumulado em 12 meses mês a mês. Agora, esse modelo leva o Banco Central a elaborar uma nova carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Isso porque a inflação superará, pela sexta vez consecutiva, o teto de 4,5%, configurando oficialmente o descumprimento da meta.


Imagem Foto: Agência Brasil

A confirmação do estouro virá com a divulgação do IPCA de junho, marcada para o próximo dia 10 de julho. Em maio, a inflação acumulada em 12 meses já estava em 5,32%, e a estimativa do mercado para junho é de alta de 0,27%, mantendo o indicador acima de 5%.


Essa nova carta aberta do BC deve apresentar três pontos centrais: uma análise detalhada das razões que causaram o descumprimento, as medidas previstas para reverter o quadro inflacionário e o prazo estimado para retorno ao intervalo permitido, entre 1,5% e 4,5%.


De acordo com projeções oficiais, esse retorno só deve acontecer no primeiro trimestre de 2026. O Banco Central aponta que fatores como forte atividade econômica, desvalorização do real e eventos climáticos extremos impactaram os índices, especialmente em 2024, ano em que a meta também foi estourada.


Para tentar reverter esse cenário, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa básica de juros (Selic) para 15% ao ano em junho, o maior patamar em duas décadas. A decisão reflete a tentativa de conter as pressões inflacionárias e reancorar as expectativas do mercado.


O próprio BC já afirmou que o juro alto deverá permanecer por um longo período. Na última ata do Copom, divulgada em maio, foi reforçado que a estratégia de manter a Selic elevada também contribui para desacelerar a atividade econômica, o que, segundo a instituição, já está em curso.


Atualmente, a economia brasileira opera com um 'hiato do produto' positivo, ou seja, acima de sua capacidade sem gerar inflação adicional. No entanto, a desaceleração prevista poderá ter efeitos negativos no emprego.


"A inflação acumulada em doze meses está acima da meta por seis meses seguidos, o que exige nova carta do Banco Central explicando os motivos e o caminho de volta ao controle\

O novo modelo de metas busca evitar reações a variações temporárias e reforça o compromisso de estabilidade no médio prazo. Mesmo assim, o BC terá que renovar sua explicação ao governo se a inflação não retornar ao intervalo de tolerância dentro do prazo estipulado, ou se houver necessidade de atualizar as medidas adotadas.


Compartilhar a notícia

Veja também
Crescimento Indústria
ECONOMIA

Pesquisa aponta crescimento do emprego na indústria pelo sétimo mês seguido

A Sondagem Industrial aponta que a recuperação da atividade ainda tem impacto positivo no mercado de trabalho. Pela primeira vez, em dez anos, o mês de janeiro registra contratações no setor

chaves
ECONOMIA

Informações que você precisa saber para financiar imóvel no Minha Casa, Minha Vida

Novo programa habitacional do governo ainda tem regras indefinidas

(Westend61/Getty Images)
ECONOMIA

Novas normas de eficiência energética ameaçam disponibilidade de geladeiras no Brasil

Levantamento revela que 81,25% dos modelos de geladeiras não atendem às novas exigências de eficiência energética do governo federal, gerando debates entre indústria e Ministério.

fdb
ECONOMIA

Supermercados da região abrem as portas no feriado desta quinta no Vale do Aço

CCT garante o funcionamento de todo o setor alimentício neste Corpus Christi

para você
Procurador.png
POLíCIA

Procurador de Justiça é suspeito de atirar em mulher em Minas Gerais

O homem teria perseguido a vítima até a casa onde vive

viatura-2.jpg
POLíCIA

Gêmeos são presos com R$ 24 mil acusados de aplicar golpes em MG

De acordo com a Polícia Militar, os irmãos anunciaram celulares em site de vendas e redes sociais, e aplicavam golpes

Após 30 anos, trólebus histórico retorna a Santos para restauração em museu
LAZER

Após 30 anos, trólebus histórico retorna a Santos para restauração em museu

Veículo elétrico de 1963 será restaurado e fará parte do acervo do futuro Museu Ferroviário no Valongo

STF deu prazo para Pazuello relatar datas de vacinação
SAúDE

Covid-19: STF dá 48 horas para Ministro da Saúde informar datas de vacinação

Ricardo Lewandowski ainda requereu que a Advocacia-Geral da União seja intimada sobre o pedido