Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Mesmo com queda no ranking, São José dos Campos segue entre as melhores cidades do mundo para investir

Ranking internacional reconhece potencial da cidade paulista, que supera diversas capitais brasileiras na lista de 2025

28/06/2025 às 17:37 por Redação Plox

Mesmo enfrentando uma queda de posições no ranking Global Cities Index 2025 da Oxford Economics, São José dos Campos permanece entre as mil cidades com maior potencial para receber investimentos em todo o mundo.


Imagem Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A cidade paulista, situada no interior do estado, alcançou a 745ª colocação neste ano, um recuo em relação à 611ª posição obtida em 2024. Apesar da queda, São José se destacou ao superar capitais como Belém, Recife, João Pessoa, Salvador, Cuiabá, Maceió e Teresina.


O ranking internacional avalia o desempenho de cidades dos cinco continentes com base em cinco categorias: economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança. As categorias de economia e capital humano têm maior peso nas análises.


Segundo a Oxford Economics, os principais pontos fortes de São José são a governança, o meio ambiente e o capital humano. Já os aspectos de qualidade de vida e economia aparecem em níveis intermediários.


Entre as brasileiras mais bem colocadas no ranking estão São Paulo (303º), Brasília (339º), Rio de Janeiro (449º), Campinas (464º) e Florianópolis (500º). Já São José dos Campos figura em 745º lugar. No topo do ranking mundial estão Nova Iorque (EUA), Londres (Inglaterra), Paris (França), San José (EUA) e Seattle (EUA).


Para o economista Edson Trajano Vieira, professor da Universidade de Taubaté (UNITAU), o desempenho de São José se deve ao seu papel como polo da indústria aeronáutica e da produção de petróleo, o que favorece sua posição frente a muitas capitais brasileiras. Ele destaca ainda que, apesar do cenário global incerto, marcado por tarifas e conflitos, a cidade continua atraente para investimentos.


A Embraer, uma das maiores empresas da cidade, tem apresentado bons resultados, mesmo diante da instabilidade econômica global. Já o setor automobilístico, representado pela General Motors, enfrenta dificuldades devido à crise na Argentina, um de seus principais mercados de exportação.


Segundo Trajano, os efeitos da pandemia ainda impactam a indústria local, e a lentidão na recuperação econômica brasileira faz com que investidores optem por países com estrutura industrial mais consolidada.


"Cidades brasileiras com base industrial e tecnológica ainda lutam por competitividade global. Mesmo assim, São José mantém sua relevância, especialmente pela performance da Embraer, que continua a atrair olhares internacionais", concluiu o economista.


Compartilhar a notícia

Veja também
Pedro Bianchi, CEO da Ricardo Eletro, que passa a se chamar Nossa Eletro - (Ricardo Eletro/Divulgação)
ECONOMIA

Ricardo Eletro muda de nome e expande negócios com abertura de novas lojas físicas

O grupo Máquina de Vendas, proprietário da varejista, planeja inaugurar mais de 50 novas unidades até 2024.

megasena
ECONOMIA

Mega-Sena deste sábado deve pagar prêmio de R$ 100 milhões

Sorteio será hoje às 20h,em São Paulo

ECONOMIA

Coronel Fabriciano aprova reajuste salarial de 4,77% para servidores públicos

Aumento será retroativo a janeiro e contempla todos os servidores; medida é aprovada dentro da data-base pela primeira vez em oito anos.

capas
ECONOMIA

Fim das transferências DOC e TEC nesta quinta (29)

A mudança reflete a perda de popularidade dessas modalidades frente ao sucesso do PIX

para você