STF se prepara para julgar Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Julgamento na Primeira Turma do Supremo deve ocorrer entre o final de agosto e início de setembro, após encerramento da fase de instrução
Por Plox
28/06/2025 09h19 - Atualizado há 3 dias
Após o encerramento da fase de instrução, o processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados entra em sua etapa final no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta sexta-feira (27), o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, abriu o prazo para as alegações finais da acusação e das defesas. Com isso, a investigação entra em sua fase conclusiva, com expectativa de julgamento entre o final de agosto e o início de setembro pela Primeira Turma do STF.
O cronograma estabelecido prevê 15 dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar suas considerações finais, seguidos por mais 15 dias para a defesa do tenente-coronel Mauro Cid, que firmou acordo de delação premiada. Em seguida, os outros sete réus terão 15 dias para apresentar suas alegações finais. Os prazos correrão normalmente durante o recesso do STF em julho.
Após a entrega de todas as alegações, o ministro Alexandre de Moraes elaborará seu relatório e voto final. Caberá então ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, agendar a data do julgamento dos oito réus. A Primeira Turma é composta pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.
Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado.
A lista dos oito réus do chamado “núcleo crucial” da suposta trama golpista inclui:
- Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
- Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil;
- Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin.
\"O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados por tentativa de golpe de Estado está previsto para ocorrer entre o final de agosto e o início de setembro, conforme cronograma estabelecido pelo STF.\"