Bolsonaro recria Ministério do Trabalho e da Previdência

Com nova pasta, governo já tem oito ministérios a mais do que o prometido em campanha

Por Plox

28/07/2021 11h19 - Atualizado há mais de 2 anos

Após editar uma medida provisória, nesta quarta-feira (28), para recriar Ministério do Trabalho e da Previdência, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) já conta com 23 ministérios. Durante a campanha, o candidato afirmou que governaria com, no máximo, 15 pastas e que o país funcionaria melhor com menos ministérios.

Ministério do Trabalho foi criado em 1930. Foto: reprodução/ Prefeitura de Belo Horizonte

 

O Ministério do Trabalho e da Previdência terá Onyx Lorenzoni como titular. As definições foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta. A estratégia de Bolsonaro é alcançar mais apoio no Congresso e evitar o impeachment, já solicitado e assinado por 1.558 pessoas e mais de 550 organizações.

De acordo com a proposta eleitoral registrada pela candidatura dele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018, Bolsonaro criticou o que ele chamou de "loteamento do Estado" e, portanto, defendeu a redução de ministérios.

Segundo ele, um "número elevado de ministérios é ineficiente" e favorece o popular ‘toma lá-dá-cá’. Apesar disso, três meses após assumir o governo, em 2019, Bolsonaro empossou 22 ministros no Palácio do Planalto.

Em seguida, recriou o Ministério das Comunicações. No entanto, retirou do Banco Central o status de ministério. Assim, no fim das contas, o governo Bolsonaro tem oito pastas a mais do que o prometido aos eleitores em 2018.

Destaques