
Cadastro Escolar da Educação Infantil entra na reta final em Ipatinga
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Nas idades críticas de 7 e 8 anos, mais da metade das crianças brasileiras - precisamente 56,4% - não estão devidamente alfabetizadas. Esse é o alarmante cenário pintado pelo estudo 'Alfabetiza Brasil', que examina de perto a situação do analfabetismo infantil no país em um período pós-pandêmico.
Esse obstáculo à alfabetização tem apresentado um cenário preocupante para o futuro da educação brasileira, com a pesquisa evidenciando que o processo de leitura e escrita está demorando mais para ser assimilado pelas crianças do país.
Uma das vozes que soa o alarme sobre as consequências de tal deficiência é a do psicopedagogo Sérgio Porfírio, especialista em educação. Segundo Porfírio, uma criança que não adquire habilidades de leitura adequadas pode enfrentar uma série de desafios de desenvolvimento, desde uma dificuldade acentuada na compreensão do mundo até problemas de autoestima e desempenho profissional no futuro.
Ele ressalta que o comprometimento na interpretação de textos, e por extensão na compreensão da vida, pode ser um dos impactos mais imediatos e prejudiciais de uma alfabetização deficitária.
No entanto, enquanto os problemas crescem, também surgem histórias de resiliência e esforço. Uma dessas histórias é a de Fernanda, mãe que se dedicou ao reforço do estudo dos filhos em casa, tendo sucesso em garantir que seu filho Théo, de 7 anos, já seja capaz de ler e escrever - um feito não comum entre muitas crianças de sua idade.
Enquanto a luta pela alfabetização continua, o estudo 'Alfabetiza Brasil' é um lembrete contundente dos desafios que o país enfrenta e das potenciais consequências de um progresso lento na alfabetização de sua população jovem.
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