Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Viagens internacionais de Janja da Silva superam as de Michelle Bolsonaro em curto período

Lula e Janja estiveram em 15 nações, divididos em 10 viagens, de janeiro a meados de julho, sendo a mais recente a Bruxelas, Bélgica.

28/07/2023 às 10:33 por Redação Plox

A atual primeira-dama, Janja da Silva, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visitou um número impressionante de países em apenas sete meses, superando as viagens internacionais realizadas por Michelle Bolsonaro ao lado de Jair Bolsonaro em seu mandato de quatro anos. Conforme levantamento baseado em registros do Diário Oficial da União (DOU) conduzido pelo jornalista Igor Gadelha e confirmado por O TEMPO, Lula e Janja estiveram em 15 nações, divididos em 10 viagens, de janeiro a meados de julho, sendo a mais recente a Bruxelas, Bélgica.

 

 

Foto: Print do Vídeo / Instagram

Os destinos visitados por Janja, ao lado de Lula, incluíram Argentina (duas vezes), Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Inglaterra, Japão, Cidade do Vaticano, Itália, França, Colômbia, Bélgica e uma breve parada em Cabo Verde para reabastecimento do avião presidencial. Por outro lado, durante a presidência de Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro esteve nos Estados Unidos cinco vezes, além de Argentina, Uruguai, Emirados Árabes, Bahrain, Catar e Inglaterra. A ausência de Michelle em missões internacionais durante 2020 e 2021 pode ser justificada pela crise da Pandemia de Covid-19, período no qual ela permaneceu no Brasil.

 

A polêmica dos custos nas missões diplomáticas do presidente Lula

Apesar do cargo de primeira-dama ser considerado simbólico e sem remuneração, e mesmo com as diárias e recursos extras sendo destinados apenas ao presidente, ministros e membros da delegação, as viagens de Lula têm gerado críticas quanto aos custos envolvidos. As missões diplomáticas do atual presidente, de acordo com alguns opositores, são percebidas como "caras" e "inchadas" por auxiliares de primeiro e segundo escalão.

Para contextualizar, a coroação do Rei Charles III em Londres, em maio, a qual Lula e Janja compareceram, teve custos para a comitiva brasileira na ordem de R$3 milhões, com mais da metade desse montante sendo destinada à hospedagem. Em janeiro, na primeira incursão internacional de Lula como presidente, o custo para visitar Argentina e Uruguai foi de R$2 milhões. É importante reforçar que tanto Janja quanto Michelle, quando fazem parte das comitivas presidenciais, são registradas no DOU com a indicação "sem ônus", o que significa que não recebem salários para esses compromissos internacionais.

Compartilhar a notícia

Veja também
Zé Trovão critica operação contra Malafaia e ataca Moraes
POLíTICA

Zé Trovão critica operação contra Malafaia e ataca Moraes

Deputado federal reage a decisão do STF e acusa ministro de perseguição política durante discurso na Câmara

Alexandre de Moraes adverte bancos sobre obediência a sanções dos EUA
POLíTICA

Alexandre de Moraes adverte bancos sobre obediência a sanções dos EUA

Ministro do STF afirma que instituições brasileiras podem ser punidas se aplicarem internamente sanções impostas pelos EUA

Soberania nacional guia desfile de 7 de setembro com foco em futuro e integração
POLíTICA

Soberania nacional guia desfile de 7 de setembro com foco em futuro e integração

Cerimônia na Esplanada dos Ministérios exalta independência, destaca COP30, Novo PAC e reforça identidade nacional

Bolsonaro liga para Mourão e pede ajuda em depoimento ao STF
POLíTICA

Bolsonaro liga para Mourão e pede ajuda em depoimento ao STF

Antes de prestar depoimento no inquérito do golpe, senador Mourão recebeu ligação de Bolsonaro com orientações sobre o que destacar perante Moraes