William Lima traz medalha de prata para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris

Brasileiro é superado na final do judô, mas conquista primeira medalha do país na competição.

Por Plox

28/07/2024 14h48 - Atualizado há 6 meses

O judoca William Lima garantiu a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Neste domingo (28), o atleta paulista de 24 anos foi derrotado pelo japonês Himufibi Abe na final da categoria até 66kg, conquistando assim a medalha de prata. Abe, atual bicampeão mundial, confirmou seu domínio ao também se tornar bicampeão olímpico.

Wander Roberto COB

Caminhada até a final

William Lima teve uma trajetória impressionante em sua estreia olímpica. No primeiro combate do dia, venceu o uzbeque Sardor Nurillaev com um Waza-Ari nos segundos finais. Em seguida, derrotou o turcomeno Serdar Rahimov, que foi penalizado três vezes. Nas quartas de final, superou Yondonperenlein Baskhüü, da Mongólia, e na semifinal, venceu o cazaque Gusman Kyrgyzbayev, garantindo sua vaga na final.

Tradição do judô brasileiro

Com a conquista de William Lima, o Brasil manteve sua tradição de sempre subir ao pódio no judô em Olimpíadas, algo que ocorre desde Los Angeles 1984. Esta foi a 25ª medalha do Brasil na modalidade, sendo a quarta de prata. O país também possui quatro medalhas de ouro e 17 de bronze no judô olímpico.

Final difícil

A final contra Himufibi Abe foi dominada pelo japonês. William Lima foi punido por um movimento ilegal e, pouco depois, Abe conseguiu dois wazaris, encerrando a luta e garantindo sua vitória. Mesmo com a derrota, a performance de William Lima foi um destaque, mostrando seu potencial em sua primeira participação olímpica.

Outras notícias dos Jogos Olímpicos de Paris

Além da conquista de William Lima, outras competições marcaram o dia para os atletas brasileiros:

  • Futebol feminino: A seleção brasileira começou na frente, mas sofreu uma virada para o Japão.
  • Canoagem K1: Ana Sátila ficou em quarto lugar.
  • Skate feminino: Rayssa Leal conquistou a medalha de bronze e avaliou sua atuação, prometendo mais para a torcida.
  • Repercussão: Jogadores do Atlético comentaram sobre a conquista de Rayssa Leal nos Jogos.
Destaques