Estudantes da rede pública de MG viajam ao Chile para estudar com tudo pago

Três alunos já embarcaram para cursar o 2º ano do ensino médio no exterior; Governo de Minas arca com todos os custos da experiência

Por Plox

28/07/2025 13h38 - Atualizado há 4 dias

Na noite da última quinta-feira (24), três estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais embarcaram rumo ao Chile para dar início a um intercâmbio escolar. Eles vão cursar o 2º ano do ensino médio no exterior como parte do programa Passaporte Mineiro do Conhecimento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).


Imagem Foto: Divulgação /SEE-MG


A experiência internacional é financiada integralmente pelo Governo de Minas, incluindo passagens aéreas, vistos, passaportes, seguro saúde, hospedagem, taxas escolares e uma ajuda de custo mensal para os estudantes durante todo o período do intercâmbio.


Os jovens contemplados nesta etapa são: Kleber Barboza, da Escola Estadual Professor Ilídio Alves de Carvalho, em São Sebastião do Anta; Ana Oliveira, da Escola Estadual Alfredo do Carmo, em Amparo da Serra; e David Veloso, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte. Eles integram um grupo maior, composto por 107 alunos de 57 municípios mineiros, que foram selecionados para participar do programa neste segundo semestre de 2025.



Segundo a SEE/MG, os critérios para escolha dos estudantes envolvem desempenho escolar, engajamento em atividades sociais e perfil de liderança. Todos os selecionados passaram ainda por uma Trilha Formativa, com oficinas e palestras baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).


“Essa oportunidade do Governo de Minas é algo que eu nunca imaginei viver. Conhecer uma nova cultura, novas pessoas, uma nova culinária e ainda poder representar Minas no exterior é um sonho”, relatou Kleber Barboza, de 17 anos, um dos participantes da iniciativa.



O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, enfatizou o impacto da proposta: “O Passaporte Mineiro do Conhecimento é um projeto inovador e transformador. Nas edições anteriores, com menos participantes, já observamos grandes mudanças. Agora, ampliamos o programa para beneficiar mais de cem estudantes da rede pública com essa vivência internacional, que traz uma bagagem riquíssima ao retorno para Minas.”



Com a experiência, os estudantes terão a oportunidade não só de avançar academicamente, como também de desenvolver habilidades culturais e sociais em um ambiente internacional.


Destaques