Projeto Miguilim inicia entrega de óculos para alunos da rede pública em Timóteo
Ação começa nos dias 5 e 7 de agosto em duas escolas municipais e promove saúde ocular de crianças e adolescentes
Por Plox
28/07/2025 16h46 - Atualizado há 5 dias
A Prefeitura de Timóteo dará início, na primeira semana de agosto, a mais uma etapa do Projeto Miguilim, voltado à promoção da saúde ocular de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. A ação prevê a entrega de óculos para os estudantes que passaram por consulta oftalmológica em julho, com o objetivo de garantir melhor qualidade de vida e desempenho escolar.

Nos dias 05 e 07 de agosto, a partir das 9h, o optometrista do projeto estará presente nas escolas municipais Virgínia de Souza Reis e Clarindo Carlos Miranda, respectivamente. Nesses locais, serão realizadas as medições e aferições das lentes, além da escolha da armação mais adequada ao perfil e gosto de cada aluno. A ação será acompanhada pelos professores e pais, promovendo um processo mais humanizado.

A gerente da Saúde Primária, Daniele Miranda, destacou que essa fase do projeto garante que cada criança receba os óculos conforme sua necessidade visual, respeitando também suas preferências pessoais: “Estamos deslocando um profissional da ótica para atuar dentro das escolas, com o apoio dos professores e dos pais, para poder fazer a escolha da armação mais desejada e realizar as medições e aferições com precisão”.

As armações foram selecionadas com foco em durabilidade, flexibilidade e conforto, adequando-se às faixas etárias de 5 a 18 anos. Segundo a gerente, os responsáveis poderão acompanhar detalhes como o peso e o tipo de textura dos óculos, garantindo maior adaptação das crianças ao novo acessório.

Daniele reforçou ainda a importância da detecção precoce de problemas de visão: “As crianças atendidas pelo Projeto Miguilim estão em fase de desenvolvimento e construção da autoimagem, o que pode impactar diretamente não só no aprendizado, mas também no aspecto emocional. Por isso, a iniciativa vai além da saúde ocular e contribui para o bem-estar integral dos alunos”.

O Projeto Miguilim contempla alunos da rede municipal e estadual de forma gradual por faixa etária, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma saúde pública preventiva e de qualidade, com foco no cuidado integral das crianças e adolescentes.