Setrabes realiza encontro do projeto “Papo Sério Com Eles”

O encontro faz parte da comemoração dos 15 anos da Lei Maria da Penha.

Por Plox

28/08/2021 09h54 - Atualizado há mais de 2 anos

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e a Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres e Rede de Atendimento à Mulher, promoveu nesta sexta-feira, 27, o WORKSHOP – “Papo Sério com Eles” no auditório da Casa da Mulher Brasileira (CMB). O encontro faz parte da comemoração dos 15 anos da Lei Maria da Penha.

 

Foto: Rodrigo Otávio
 

 

A lei preconiza medidas integradas de prevenção à violência doméstica e familiar, por meio da educação com foco de gênero. Essa política pública está a cargo da União, Estados e municípios e de ações não governamentais. A sua implementação, contudo, ainda requer um envolvimento da sociedade civil para a redução dos índices de violência que continuam alarmantes, tornando necessários mais estudos e intervenções concretas.

 

Em Roraima um grupo de trabalho está sendo formado e articulado contando c om 90% dos participantes do sexo masculino e 10% do público feminino com o propósito de incluir e melhorar a articulação entre diferentes pesquisas, diretrizes e metodologias com o dialogo protagonizado e coordenado pelo público masculino, segundo informou a coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Graça Policarpo.

 

“Este Workshop parte do pressuposto de que só conseguiremos prevenir violências se mudarmos atitudes, identidades e relações que encorajam o comportamento violento. A linguagem violenta nas relações interpessoais não se modifica sem mudanças de percepção dos atores envolvidos. Nesse sentido, olhamos para uma nova abordagem de enfrentamento e prevenção da violência doméstica, ou seja, o trabalho com os homens, os quais serão os protagonistas desta ação que percorrerá todo o Estado de Roraima, ampliando a rede e formando novos multiplicadores”, relatou.

 

Foto: Rodrigo Otávio
 

 

Na avaliação do secretário adjunto da Setrabes, Mikael Cury-Rad, A violência contra mulher, como processo multideterminado, exige um conjunto de ações sistematizadas voltadas tanto para a prevenção de ocorrências futuras, quanto para medidas destinadas à reabilitação dos autores desse problema. Onde requer uma atenção sobre o trabalho preventivo em razão da complexidade desse fenômeno. “Parece relevante estabelecer linhas de ação que sejam complementares entre si e que procurem atender suas especificidades inerentes. Assim, esse projeto propõe ações em cinco dimensões: educação, desenvolvimento de competências interpessoais e cognitivas, intervenção em saúde mental, socialização e integração de atores e pesquisas. Sem dúvida outros parceiros e instituições estarão integrando esta importante ação”, avaliou.

 

CONTINUIDADE – Foi o primeiro encontro para a capacitação e ao final dos demais debates, será indicado e aprovado os membros do grupo técnico inicial que serão multiplicadores na formação das atividades do projeto, bem como na capacitação de outros voluntários nos municípios e comunidades do estado de Roraima. “O grupo será formado por homens e mulheres, sendo 90% homens e 10% mulheres para atender o público masculino em geral, com o propósito de promover a integração social, desvinculada ao sexismo e a degradação das relações, vislumbrando o equilíbrio das relações de gênero”, informou Graça Policarpo.

 

Destaques