Voo é cancelado após avião decolar do Aeroporto Regional do Vale do Aço; passageiros reclamam de descaso
Helder Lira, que estava na aeronave, informou que o voo foi remarcado para às 15h30 desta segunda-feita, mas na hora de fazer o check-in, foi dito que o seu nome não estava na lista de passageiros
Por Matheus Valadares
28/08/2023 18h08 - Atualizado há quase 2 anos
O cancelamento de um voo após decolagem do Aeroporto Regional do Vale do Aço, no final da tarde desse domingo (27), tem causado transtorno a passageiros. Helder Lira, advogado de São Paulo e uma das pessoas ue estava na aeronave, informou à Plox que, havia sido remanejado para outro voo na tarde desta segunda-feira (28), mas que novamente voltou a encontrar problemas e não conseguiu embarcar.
O voo realizado pela Voepass, em parceria com a Latam, decolou por volta das 17h20, e chegou a ficar cerca de 30 minutos no ar, no entanto, precisou retornar ao local de partida.
Lira informou que desde o princípio percebeu que havia algo de errado com o avião. “Logo no início do embarque, a gente notou que o aeronave estava muito quente. O ar condicionado não estava ligado. Então, a gente achou que isso seria resolvido no momento que o avião decolasse. Só que aí, durante a decolagem, permaneceu muito quente. Alguns passageiros começaram a reclamar”, detalhou.
Segundo o pasageiro, após cerca de 30 minutos de voo, a comissária foi até o comandante, que falou que a aeronave estava com um problema, e teria que retornar para Ipatinga, pousando no Aeroporto do Vale do Aço por volta das 18h.
Helder ainda disse que os funcionários da Voepass não especificaram o que teria feito o avião retornar. “Não nos disseram qual era o problema da aeronave e não seguiram nenhuma orientação da ANAC, que tem uma métrica de ações a medida que o tempo vai passando, então nada disso foi observado dentro do critério da ANAC”.
Além disso, o advogado reclamou do remanejamento do voos ds passageiros, que ocorreu de forma desorganizada. “Eles não organizaram os passageiros para entender qual era a urgência de cada. Quem grita mais, quem fez algum show, algum espetáculo, conseguiu alguma solução e mais imediato”, detalhou.
Helder explicou que a Voepass informou aos clientes que, o voo “não tinha sido cancelado e que haveria necessidade de fazer alguns testes na aeronave”. Os testes terminaram por volta das 21h.
Entre os passageiros, havia quem iria fazer conexão em Congonhas para Brasília, tinha uma família que tinha Londres como destino.
A solução da operadora, foi a apresentação de alternativas de embarque em voos do dia seguinte. Tinha a opção de embarcar às 9h30, 15h30, 17h20 e às 19h30. Por questão de logística, Helder optou pelo vôo das 15h30.
Helder no relatou que “recebeu os tickets da Latam emitidos em nome da Azul”, e chegou no aeroporto por das 14h, no entanto, na hora de fazer o check-in, foi dito que o nome dele não estava na lista de passageiros.
A nossa reportagem entrou em contato com as duas empresas envolvidas. A Voepass não respondeu até o fechamento desta matéria. Já a Latam, disse que a responsabilidade da operação do voo é da Voepass, que “a LATAM somente vende as passagens”.