Condenado por homicídio em SP em 1998 é preso em Minas após 27 anos foragido

Homem de 51 anos, condenado em 2024 pelo Tribunal do Júri de Carapicuíba, foi localizado em Maravilhas (MG) após ação dos Ministérios Públicos e apoio da PM

Por Plox

28/08/2025 07h24 - Atualizado há cerca de 15 horas

Um homem de 51 anos, condenado a 12 anos de prisão por um homicídio cometido em 1998 na cidade de Carapicuíba, interior de São Paulo, foi preso nesta quarta-feira (27), em Maravilhas, na região Central de Minas Gerais.


Imagem Foto:  MPMG/DIVULGAÇÃO


A captura aconteceu durante a operação 'Ipso Facto', realizada por meio de uma força-tarefa envolvendo os Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e São Paulo (MPSP), com apoio da Polícia Militar e da divisão de inteligência Cyber Gaeco. A ação teve como base informações obtidas a partir de investigações digitais, que permitiram localizar o paradeiro do condenado após quase três décadas foragido.



Segundo o MPMG, o mandado de prisão só foi expedido em junho de 2024, após a condenação do réu pelo Tribunal do Júri de Carapicuíba. Desde então, as autoridades intensificaram os esforços para localizá-lo, culminando na prisão em território mineiro.



A operação contou com o suporte do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), que colaborou com a execução do mandado. De acordo com o promotor André Salles Dias Pinto, coordenador do Gaeciber, o caso demonstra a importância da cooperação entre os órgãos ministeriais e o uso de tecnologia em investigações de crimes antigos.



O nome “Ipso Facto” — expressão em latim que significa “em virtude do próprio fato” — foi escolhido para destacar a inevitabilidade da Justiça, mesmo após longos períodos e mudanças de Estado por parte do condenado, que agora permanece à disposição da Justiça.


Destaques