Lula chama Zema de 'falso humilde' e acusa governador de mentir para mineiros
Presidente criticou postura do governador de Minas, defendeu gestão de Fernando Pimentel e disse que estado 'merece um governante melhor'.
Por Plox
28/08/2025 13h48 - Atualizado há 3 dias
Durante entrevista concedida nesta quinta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou suas críticas diretamente ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que recentemente lançou pré-candidatura à Presidência da República. Segundo Lula, Zema mente para a população mineira e mantém uma postura que não corresponde ao cargo que ocupa.

O presidente, que visita Minas Gerais nesta sexta-feira (29) com agendas em Contagem, Belo Horizonte e Montes Claros, comentou que trata todos os governadores 'sem distinção'. No entanto, ao falar sobre Zema, classificou o mineiro como um político de imagem fabricada.
“O Zema é o falso humilde. Quando ele aparece nas redes comendo uma banana com casca, ele poderia ter sido mais radical, comer um abacaxi com casca. Ou comer uma jaca com casca. Seria muito melhor pra ele mostrar a bobagem que ele tentou passar pro povo. Ele tenta vender uma humildade que não tem, ele tenta criar um tipo de comportamento que não condiz com o governo de Minas Gerais”
, afirmou.Além das críticas pessoais, Lula defendeu a gestão do ex-governador Fernando Pimentel (PT). Ele destacou que o petista precisou arcar com a dívida do estado junto à União, enquanto Zema, segundo ele, se beneficiou de uma decisão judicial que suspendeu os pagamentos.
“A verdade nua e crua é que o Pimentel, em 4 anos de mandato, teve que pagar a dívida com o governo federal. E ele não pagou nenhuma dívida, porque entrou com um processo na Suprema Corte. Então Seu Zema pegou o estado sem pagar a dívida. Aí começou a dizer que era competente e o Pimentel não era competente”
, disse o presidente.
No mesmo tom, Lula declarou que Minas “merece um governador melhor”.
Romeu Zema, que no último dia 16 de agosto oficializou sua pré-candidatura pelo partido Novo, tem endurecido o discurso contra o governo federal nos últimos meses, buscando ampliar sua projeção nacional de olho em 2026. Já Lula segue intensificando sua presença em Minas, estado considerado decisivo para as eleições presidenciais. Essa será a quinta visita do petista ao território mineiro apenas em 2025.
A agenda presidencial prevê o anúncio de investimentos em mobilidade urbana em Contagem e Belo Horizonte pela manhã. À tarde, o chefe do Executivo federal participará da inauguração de uma nova fábrica em Montes Claros.
O embate direto entre Lula e Zema reforça a antecipação da disputa eleitoral de 2026, trazendo Minas Gerais para o centro do debate político nacional.