Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Menino de 6 anos morre após tomar medicação em UPA de Minas Gerais

Família acusa negligência médica após morte de Nicolas Gabriel; prefeitura do município afirma que apuração será rigorosa

28/08/2025 às 09:39 por Redação Plox

Nicolas Gabriel Brito Figueiredo, de apenas seis anos, morreu na tarde desta quarta-feira (27), após ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Imagem Foto: Rede Social

Segundo familiares, o garoto foi levado à unidade pela mãe com sintomas de dor abdominal, vômito, febre e dor de garganta. Ainda de acordo com a família, apesar de não apresentar sinais de gravidade, o menino recebeu medicação e foi liberado. Pouco tempo depois, teve uma reação grave e não resistiu.


A avó da criança contou que ele foi medicado com dipirona, benzetacil e glicose. Após a alta, já fora da unidade, Nicolas passou mal, gritou e começou a se debater. Populares ajudaram a levá-lo de volta à UPA, onde chegou em estado convulsivo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.


De acordo com o Boletim de Ocorrência, o médico responsável levantou a hipótese de uma reação alérgica aos medicamentos. Ele afirmou aos pais que o garoto sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu, apesar das tentativas de reanimação.


A perícia esteve no local e o corpo de Nicolas foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A família e a equipe médica prestaram depoimentos na delegacia.


Após a confirmação da morte, familiares revoltados teriam danificado parte da estrutura da UPA, segundo consta no boletim. Foram encontradas avarias em vidraças e paredes, mas os autores dos danos não foram identificados.


Em nota oficial, a Prefeitura de Santa Luzia lamentou a morte da criança e garantiu que será realizada uma apuração minuciosa do caso. Segundo o comunicado, Nicolas permaneceu cerca de duas horas em observação, recebeu alta após melhora clínica, mas retornou em estado grave.


A administração municipal afirmou que não há indícios de negligência ou imperícia no atendimento, mas que os protocolos e prontuários serão analisados com rigor.


A prefeitura reforçou seu compromisso com a ética, a transparência e a vida, prometendo tomar todas as medidas necessárias para esclarecer os fatos e prestar apoio à família da vítima.


Compartilhar a notícia

Para você
Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos
EMPREGO

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos

Registros foram excluídos do sistema oficial de pesca para evitar fraudes e manter base de dados atualizada

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos
SAúDE

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos

Agência inclui novo uso ao medicamento, antes restrito ao diabetes tipo 2; estudos indicam melhora nos sintomas e qualidade do sono.

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro
EMPREGO

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro

Rodrigo Reis caiu no mar após colapso de estrutura da P-79 durante teste de carga; outros operários também ficaram feridos