Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Zema reage a Lula e culpa PT pela crise em Minas

Após ser chamado de 'falso humilde' por Lula, governador Romeu Zema afirma que herdou 'bagunça do PT' e rebate críticas nas redes sociais.

28/08/2025 às 21:41 por Redação Plox

A tensão entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, voltou a ganhar destaque nesta quinta-feira (28), quando o chefe do Executivo mineiro rebateu críticas feitas pelo petista durante entrevista à Record Minas. Lula havia acusado Zema de manter uma postura de 'falsa humildade', o que gerou uma resposta contundente do governador.


Imagem Foto: Presidência da República

Pelas redes sociais, Zema afirmou que foi alvo de um ataque pessoal e associou a situação econômica de Minas à gestão anterior do Partido dos Trabalhadores. "O mineiro não esquece, foi o PT que destruiu Minas. Eu tive que arrumar a bagunça, a lambança, o PT deixou a dívida", publicou.


No mesmo texto, o governador ainda acusou o presidente de não apresentar soluções concretas.
O presidente Lula veio a Minas e, em vez de apresentar soluções para os problemas do Brasil, preferiu atacar a minha pessoa. Sinceramente, não espero nada muito diferente. Eu sigo firme trabalhando pelo futuro do estado, enquanto outros preferem viver de acusações vazias", declarou.

As críticas de Lula ocorreram em entrevista divulgada mais cedo, na qual o presidente classificou Zema como alguém que tenta construir uma imagem pública que não condiz com as responsabilidades de um governo estadual. "Ele tenta descaracterizar a honraria do povo mineiro com essa falsa humildade, inventando coisa que não tem", afirmou Lula, ao destacar a importância de Minas no cenário político e econômico nacional.


De acordo com o presidente, Minas é um dos estados mais relevantes do país e possui uma tradição política respeitada.

Ninguém sabe fazer política como os mineiros, que já nascem políticos", afirmou, ao criticar a postura do atual governador.



Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e possível pré-candidato à Presidência em 2026, Zema tem aumentado o tom contra Lula e o PT ao longo do ano. O embate mais recente se acirrou após declarações do presidente sobre a gestão do ex-governador Fernando Pimentel. Lula disse que Pimentel enfrentou um mandato difícil, marcado por dívidas herdadas, e que tentou aconselhá-lo a desmentir o que classificou como mentiras propagadas por Zema.


"Foram oito anos falando mal do Pimentel. Sem falar a verdade. A verdade nua e crua é que Pimentel, durante quatro anos de mandato, teve que pagar a dívida", declarou Lula.


O presidente ainda mencionou que chegou a sugerir que o ex-governador procurasse a imprensa e viajasse por cidades mineiras para esclarecer os fatos à população. Segundo Lula, "as pessoas vão contando mentiras que acabam se tornando verdades".


Zema não deve participar das agendas oficiais do presidente em Minas Gerais nesta sexta-feira (29), incluindo a visita a uma obra em Contagem, na antiga avenida Maracanã, onde Lula fará anúncios voltados ao estado. A ausência reforça o distanciamento político entre os dois líderes, que continuam travando uma disputa de narrativas sobre a condução do estado e do país.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAMU-DIVULGAÇÃO.jpg
POLíTICA

SAMU regional recebe R$ 1,2 milhões para aquisição de ambulâncias

A estrutura poderá permitir o atendimento de 1,6 milhão de habitantes nos 86 municípios que integram a Macrorregião do Leste Mineiro

MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL
POLíTICA

Transporte público gratuito: Brasil explora novas formas de financiamento

Transporte público gratuito: Brasil explora novas formas de financiamento

POLíTICA

Lula anuncia redução de ultraprocessados na merenda escolar para 15%

Nova regra será divulgada durante evento do Pnae e impactará 40 milhões de estudantes da rede pública

economia_pr_jair_bolsonaro_coletiva0104201368_0.jpg
POLíTICA

Bolsonaro sanciona lei que garante auxílio emergencial de R$ 600

O auxílio será prestado para ajudar na renda de famílias que não podem trabalhar devido à pandemia de coronavírus

para você
Acusado de mandar matar jovem é condenado a mais de 34 anos em Ipatinga
POLíCIA

Acusado de mandar matar jovem é condenado a mais de 34 anos em Ipatinga

Ramon Campidelis Correia foi considerado culpado pela morte de Ruan Carvalho Melo e tentativa de homicídio contra outra vítima; pena supera 34 anos

pm
POLíCIA

Suspeita de aborto: morte de bebê gera investigação e contradições no Vale do Rio Doce

Inicialmente, a mãe alegou que o bebê caiu no vaso sanitário. Depois, mencionou ter tomado comprimidos de Misoprostol (Citotec)

Pelé
ESPORTES

Você sabe quando surgiram os números nas camisas dos jogadores de futebol? Conheça a história

Até hoje, muitos dos números são usados para identificar os craques e até a posição em campo

Adolescentes do CAPSi vivenciam experiência no circo em ação de inclusão cultural em Ipatinga
EDUCAçãO

Adolescentes do CAPSi vivenciam experiência no circo em ação de inclusão cultural em Ipatinga

Visita ao Circo Globo Max integra o projeto Circulando na Cidade, que promove reabilitação psicossocial com acesso à cultura e lazer