Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Fabriciano inicia elaboração do Plano de Manejo da APA da Biquinha

A primeira audiência pública aconteceu nessa quinta-feira (26)

28/09/2019 às 17:48 por Redação Plox

Nessa quinta-feira (26), aconteceu a primeira audiência pública para iniciar os trabalhos do Plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Biquinha em Coronel Fabriciano-MG.

O Plano de Manejo é um documento técnico para definir ações necessárias para a gestão, uso sustentável dos recursos naturais e conservação da APA e as áreas do seu entorno nos próximos anos.

A audiência foi organizada pela Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente. Estiveram presentes o Poder Público, clubes de serviços, organizações não governamentais (ONGs) e a população em geral.

Segundo a prefeitura, o objetivo é garantir ampla participação popular na construção coletiva do documento. A primeira oficina participativa já têm data marcada: dia 26 de outubro, em local a ser definido. Serão realizadas oficinas setoriais, palestras e atividades in loco.

fabricianoFoto: divulgação

O Gerente de Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), Ivan César de Oliveira explicou a importância da unidade de conservação para o município e como o plano de manejo pode colaborar para a conservação da mata. “O plano de manejo também é um instrumento para o município buscar investimento para ações socioambientais para o município e, em especial a APA, visando garantir as suas riquezas naturais para todos e gerações futuras”, comenta.

A área conhecida como “Mata da Biquinha” foi declarada como de proteção ambiental em 2007 (Lei Municipal 3.381/2007). Presidente da APA da Biquinha e da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Fabriciano, Fernando Albeny destaca a importância da iniciativa. “O Plano de Manejo é uma espécie de ‘raio X’ da Mata da Biquinha, inédito e fundamental para conservação e desenvolvimento do local e, o mais importante, com a participação popular assegurada”, conclui. 

MATA DA BIQUINHA
Com aproximadamente 329 hectares, a área conhecida como “Mata da Biquinha” é a única unidade de conservação dentro do perímetro urbano de Fabriciano. A área estende pelos bairros Belvedere, Giovannini e São Domingos. A mata possui vegetação nativa em regeneração, que abrigam pequenos animais silvestres, conta com trilhas, cachoeiras e nascentes. O local é aberto ao público, que utiliza o espaço para caminhada e outras atividades esportivas.
 

Compartilhar a notícia

para você
américa
ESPORTES

América perde em casa na estreia da fase de grupos na Libertadores

Time mineiro sofreu com a falta de criatividade e criação ofensiva

Homem morre eletrocutado ao tentar instalar antena para internet
POLíCIA

Homem morre eletrocutado ao tentar instalar antena para internet

Vítima de 39 anos usava haste de ferro que encostou na rede elétrica; drogas e armas foram encontradas com ele e em sua residência

USP desenvolve sensor que detecta transtornos mentais pela saliva em apenas três minutos
SAúDE

USP desenvolve sensor que detecta transtornos mentais pela saliva em apenas três minutos

Equipamento portátil identifica níveis da proteína BDNF, relacionados à depressão, esquizofrenia e bipolaridade, com custo acessível e alta precisão

Vale oferece vagas em cursos de qualificação com bolsa de até R$ 2,1 mil; veja como se inscrever
EMPREGO

Vale oferece vagas em cursos de qualificação com bolsa de até R$ 2,1 mil; veja como se inscrever

Oportunidades são para moradores da Grande Vitória com ensino médio completo; prioridade será para mulheres