Comprimido da Pfizer contra a Covid-19 começa a ser testado em humanos

O ensaio clínico envolverá 2.600 adultos que serão testados assim que apresentarem sinais de infecção pelo Covid-19 ou assim que souberem que foram expostos ao vírus

Por Plox

27/09/2021 21h06 - Atualizado há mais de 2 anos

A Pfizer iniciou testes com um comprimido que impediria o Covid-19 de progredir para uma doença grave. Várias empresas estão trabalhando em antivirais orais, que imitariam o que o medicamento Tamiflu faz para a gripe e impediriam a doença de progredir para doença grave.
A Pfizer começou a desenvolver este medicamento em 2020, e agora está avaliando sua eficácia. O ensaio clínico envolverá 2.600 adultos que serão testados assim que apresentarem sinais de infecção pelo Covid-19 ou assim que souberem que foram expostos ao vírus. Eles receberão, aleatoriamente, uma combinação de PF-07321332 com  Ritonavir,  que já é usado contra a Aids.
O inibidor de protease na pílula é conhecido por parar a replicação da COVID em testes de laboratório. Os testes laboratoriais mostram que ele só pode ser eficaz quando o vírus está no início de seus estágios de infecção. Entretanto, uma vez que a COVID progride para um estado grave, os pacientes sofrem de uma resposta imune hiperativa e o vírus basicamente parou de se replicar.
O objetivo deste ensaio é descobrir se as drogas são seguras e eficazes, e ver se elas podem prevenir uma infecção com Sars-CoV-2.


 

Comprimido da Pfizer contra a Covid-19 começa a ser testado em humanos
Mikael Dolsten, o presidente mundial de pesquisa, desenvolvimento e medicina da Pfizer Pfizer/Divulgação

 

O chefe de pesquisa científica da empresa, Mikael Dolsten, declarou : "Acreditamos que o combate ao vírus exigirá tratamentos eficazes para as pessoas que contraírem ou forem expostas ao vírus, complementando o impacto que as vacinas tiveram", disse.
 

Destaques