Incêndio de grandes proporções atinge vegetação no Pico do Ibituruna

Vegetação seca facilita a proliferação de focos de incêndio

Por Plox

28/09/2021 16h27 - Atualizado há mais de 2 anos

Um incêndio de grandes proporções foi registrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta terça-feira (28), na região do Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, Minas Gerais.

As altas chamas foram registradas por moradores dos bairros próximos e da Ilha dos Araújos. O fogo começou no início da tarde e quatro brigadistas e seis bombeiros militares estão empenhados na ocorrência com o apoio de uma aeronave.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, caso o fogo não seja debelado ainda hoje, já nas primeiras horas desta quarta-feira, cerca de 30 militares serão empenhados para o combate ao incêndio. Até o momento foram consumidos cerca de 15 hectares.

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Queimada no Vale do Aço
Neste mês de setembro, o incêndio, que iniciou na última segunda-feira (13), só foi controlado nesta quinta pelo Corpo de Bombeiros e Brigadistas da Usiminas. Mesmo após o controle, chamas ainda podiam ser vistas iniciando em pontos específicos da mata, segundo a polícia.

O responsável pelo incêndio foi preso e irá responder na Justiça por Provocar Incêndio Florestal, além da multa ambiental de aproximadamente R$ 496 mil (que foi calculada de acordo com a área queimada).

 

Ainda segundo a polícia, o prejuízo para a fauna, flora e ecossistema é incalculável para o Vale do Aço. A mata do “Morro da Usipa” abrigava uma diversidade de fauna, como tatus, macacos, pássaros, veados campeiros e outros animais, além de ser um corredor verde entre o Parque Estadual do Rio Doce, a APA Ipanema e Reserva do Pomar.

Destaques