Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Eleição para presidente será decidida em segundo turno, afirma analista político

“Posso afirmar com toda a convicção”, disse o pesquisador Lígio Teixeira em entrevista ao Plox

28/09/2022 às 20:22 por Redação Plox

Reta final de campanha eleitoral e as pesquisas políticas se tornam ainda mais importantes para muitos eleitores. Na manhã desta quarta-feira (28), o analista político, Lígio Teixeira, afirmou, se baseando em dados matemáticos, que não haverá definição em primeiro turno para presidente do Brasil.



Segundo ele, a eleição presidencial não só será definida em segundo turno, como será uma disputa apertada. “Posso afirmar com toda a convicção, desses 40 anos, que nós teremos segundo turno no Brasil e será uma eleição muito disputada”, disse.

Foto: Plox


 

Lígio também enfatizou que, tal divulgação de pesquisas informando dados muito discrepantes, só está sendo feita por canais que “tendenciam” a informação. “Isso não é bom para um país sério, para ser um país sério. Isso denigre a nossa imagem. Alguns veículos de comunicação esticam demais a corda em favor de A ou B e isso não dá certo na democracia, nunca deu”, afirmou o pesquisador.

Ao longo do período eleitoral, as pesquisas mostram o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, liderando em todos os cenários, seguido do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Recentemente, as pesquisas divulgadas sinalizam uma possível vitória petista em primeiro turno, o que fez com que fosse adotado a tática de voto útil.

Abstenção

Um tema bastante discutido na entrevista foi o número alto de abstenções em Minas Gerais e nas quatro cidades do Vale do Aço (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso). Segundo o analista político, historicamente a região do Vale do Aço tem 22% de abstenção, cerca de 50 mil pessoas que não votam.

De acordo com a conclusão dos estudos de Lígio, a falta desses eleitores contribui para que candidatos de outras regiões sejam eleitos. “ O eleitor tem que se conscientizar que, o Brasil só vai mudar quando ele for votar. Se ficarmos em casa, os 20 a 25% dos que não foram votar serão representados pelos 75% que foram e, ainda assim, temos aqueles que votam branco ou nulo”, explicou.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Senadores reagem a medidas do STF contra Marcos do Val
POLíTICA

Senadores reagem a medidas do STF contra Marcos do Val

Grupo da oposição cobra resposta institucional do Senado após decisões de Moraes contra parlamentar do Podemos

Com Tarcísio fora da disputa, direita se divide e busca novo nome para 2026
POLíTICA

Com Tarcísio fora da disputa, direita se divide e busca novo nome para 2026

Decisão do governador de São Paulo de não concorrer à presidência abre espaço para Zema, Ratinho Jr. e Caiado se movimentarem no campo conservador

Governo Lula reverte crise e retoma protagonismo político
POLíTICA

Governo Lula reverte crise e retoma protagonismo político

Após derrotas no Congresso e queda na popularidade, gestão federal recupera fôlego com vitórias estratégicas e melhora na percepção pública

Lula condena ação dos EUA contra ministros do STF
POLíTICA

Lula condena ação dos EUA contra ministros do STF

Presidente brasileiro repudia sanções impostas por Washington após decisão de Alexandre de Moraes contra Bolsonaro