Miss Universo 2026 será em Porto Rico, palco da única destituição da história
Anfitrião da edição de 75 anos, país carrega lembrança da perda de coroa da russa Oxana Fedorova em 2002
Por Plox
28/09/2025 09h24 - Atualizado há 5 dias
O tradicional concurso Miss Universo já definiu o país que sediará sua edição de 2026: Porto Rico. Esta será uma edição especial que marcará os 75 anos do evento e acontecerá pela terceira vez no território caribenho.

As outras duas ocasiões em que Porto Rico foi o país-sede ocorreram em 2001 e 2002. Em 2001, a própria representante local, Denise Quiñones, foi coroada Miss Universo. Já no ano seguinte, a russa Oxana Fedorova foi a grande vencedora, mas acabou sendo destituída do título meses depois — algo inédito na história do concurso até hoje.
Oxana Fedorova teve uma trajetória marcante. Nascida em Pskov, na antiga União Soviética, foi criada pela mãe e avós. Aos 18 anos, ingressou na Academia de Polícia e trabalhou como inspetora antes de se mudar para São Petersburgo, onde estudou na Universidade do Ministério do Interior da Rússia. Atuou também como investigadora da Polícia no Aeroporto de Pulkovo.
Para custear os estudos, começou a trabalhar como modelo e participar de concursos de beleza, sendo eleita Miss São Petersburgo em 1999 e Miss Rússia em 2001. No Miss Universo 2002, destacou-se desde o início e conquistou a coroa. No entanto, quatro meses após a vitória, seu título foi revogado.
Segundo a Miss Universe Organization (MUO), Oxana não cumpriu com as obrigações contratuais exigidas. Embora tenha participado de diversos eventos internacionais nos primeiros meses de reinado, sua última aparição oficial foi em setembro, no Canadá. Duas semanas depois, foi destituída do cargo por quebra de contrato.
A panamenha Justine Pasek, que havia ficado em segundo lugar, foi então coroada em seu lugar por Donald Trump, proprietário do concurso na época.
Hoje, Oxana Fedorova é formada em Direito Civil, ex-policial, e figura conhecida na Rússia como atriz, apresentadora e cantora. Casada com Andrey Borodin, é mãe de dois filhos, Fedor e Elizabeth.
Com o retorno do Miss Universo a Porto Rico em 2026, o país volta ao centro das atenções, agora celebrando o legado do evento, mas também carregando a lembrança de um dos episódios mais controversos de sua história.