Kiara Terra ministra curso para professores e arte-educadores nesta quinta (29)
Por meio de plataforma virtual, Kiara Terra vai abordar durante o encontro como organizar conteúdos para aulas em roteiros de trabalho, além de estratégias para buscar oportunidades de ampliar a participação dos alunos explorando o que eles já conhecem
Por Plox
28/10/2020 15h02 - Atualizado há quase 4 anos
O método “A História Aberta” será apresentado durante o curso on-line “A palavra na sala de aula: narrativa e escuta em processos pedagógicos”, ministrado pela educadora e atriz Kiara Terra, nesta quinta-feira (29/10), às 19h. O curso gratuito integra o Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores do Instituto Usiminas e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Por meio de plataforma virtual, Kiara Terra vai abordar durante o encontro como organizar conteúdos para aulas em roteiros de trabalho, além de estratégias para buscar oportunidades de ampliar a participação dos alunos explorando o que eles já conhecem. A proposta utiliza a metodologia de contação de histórias em processos colaborativos com crianças, jovens e adultos.
Contadora de histórias há mais de 17 anos, Kiara Terra ensina o método “A História Aberta” desde 2016, formando professores em todo o país. O método foi construído com base em suas partilhas, relatos, ideias, questionamentos, acolhidas e nas histórias já contadas por ela.
O curso de formação “A palavra na sala de aula: narrativa e escuta em processos pedagógicos” é voltado para professores de Ensinos Fundamental I e II que se dedicam ao ensino de conteúdos da literatura, história, geografia, filosofia, artes e educação ambiental. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].
Formação de professores e arte-educadores
Em 2020, o Programa de Formação de Educadores e Arte-educadores do Instituto Usiminas foi adaptado para o formato virtual, em atendimento às determinações de isolamento social. Desde agosto deste ano, têm sido realizados encontros mensais com os participantes. A pesquisadora, educadora e curadora Valquíria Prates abriu a temporada de cursos virtuais. Em seguida, a contadora de histórias Raquel Vieira explorou a metodologia de contação de histórias, somando uma carga horária total de 15 horas.