Polícia Militar do Tocantins inaugura o primeiro Centro de Treinamento de Tiro da PM em Palmas

O espaço foi construído dentro da Unidade do 1° BPM e conta com duas pistas de treinamento de curta e longa distância.

Por Plox

28/10/2021 16h45 - Atualizado há mais de 2 anos

A Polícia Militar do Tocantins, inaugurou, nesta quarta-feira, 27, o primeiro Centro de Treinamento de Tiro da PMTO, que recebe o nome de coronel Janilson Veras Barbosa, em homenagem ao primeiro comandante do 1° Batalhão no ano de 1989. A solenidade foi realizada na sede do 1° BPM, em Palmas.

O espaço que trará mais comodidade às instruções direcionadas aos militares, foi construído dentro da Unidade do 1° Batalhão da PM e possui duas pistas de treinamento, uma de pequena distância, de 30 metros e outra de longa distância, 50 metros.

Foto: Ademir dos Anjos / Governo do Tocantins

 

A construção da estrutura iniciou no ano de 2020 e a ideia partiu da necessidade dos policiais, que estão em constante treinamento, terem um local específico e com identidade própria, para o desenvolvimento das atividades.

Além disso, o Centro de Treinamento contribuirá para o aprimoramento técnico profissional e capacitação continuada dos policiais militares das demais Unidades da PMTO, bem como das outras forças policiais dentro de uma ideia macro de melhorar a segurança pública e prestar um trabalho de excelência à sociedade.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a deputada Cláudia Lélis, o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Peterson Ornelas, a comandante do 1° BPM, major Marlene Alves Borges Machado, o coronel Wesley Borges Costa, Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, o Comandante-Geral da PMTO, coronel Julio Manoel da Silva Neto, dentre outras autoridades militares, políticas e civis.

Foto: Ademir dos Anjos / Governo do Tocantins

 

Durante a solenidade, a esposa do coronel Janilson Veras Barbosa, que empresta o nome ao centro de treinamento (in memorian), Maria de Nazaré Veras Cesar, entre outras autoridades presentes, receberam uma homenagem das mãos da comandante do 1° BPM, major Marlene Alves Borges Machado e do subcomandante do batalhão, major Thiago Monteiro.

O descerramento da placa do projeto foi realizado pelas autoridades presentes, marcando a inauguração oficial do Centro de Treinamento.

A construção do Centro de Treinamento de Tiro contou com as parcerias do Governo Estadual, municipal, empresários e comunidade em geral. A major Marlene Alves Borges Machado, comandante do 1° BPM, disse que a entrega do projeto significa a realização de um sonho, “o projeto já estava em andamento, e demos continuidade às buscas de parcerias do governo, prefeitura e empresas que prontamente ajudaram na execução do Centro, e se esse sonho está de pé é porque todo mundo esteve junto no mesmo propósito, um sonho construído a muitas mãos”.

Para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o projeto é de grande valia para a segurança pública do Tocantins. “Esse sonho que realizamos hoje, não é apenas do primeiro Batalhão e sim de todos os militares do Estado e, ouso dizer, de todas as forças de segurança do Tocantins.”

O Comandante-Geral agradeceu as parcerias que possibilitaram a construção do espaço. “Esse estande vai servir para qualificar as forças de segurança e com isso, irá melhorar o nível técnico dos nossos policiais, sempre em busca de um trabalho de excelência para a comunidade”

“O governo compreende a necessidade de emparelhar as forças de segurança e, todos unidos na mesma direção, chegamos a este final”. Continuou: “Aqui nesta obra importante, os policiais serão capacitados para enfrentar qualquer obstáculo”.

Como ato final, para simbolizar o início das atividades no Centro de Treinamento da Polícia Militar do Estado do Tocantins, coronel Janilson Veras Barbosa, algumas autoridades, como o governador Wanderlei Barbosa, o comandante-geral da PM, coronel Julio Manoel da Silva Neto, o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Wesley Borges s Costa, dentre outras, efetuaram disparos de arma de fogo no estande.

Destaques