Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Inteligência artificial detecta sono e imprudência de motoristas na BR-381
Nova tecnologia identifica fadiga, uso do celular e manobras perigosas entre Caeté e Governador Valadares, com alertas em tempo real para motoristas.
28/10/2025 às 14:29por Redação Plox
28/10/2025 às 14:29
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A BR-381, importante ligação rodoviária de Minas Gerais, está adotando um novo recurso para aumentar a segurança no trânsito: a inteligência artificial já atua nos veículos de inspeção da Nova 381, cobrindo o trecho entre Caeté e Governador Valadares.
O sistema tecnológico entrou em operação especialmente para monitorar os condutores durante a madrugada, momento de maior risco de sonolência ao volante. Cinco câmeras instaladas nos veículos acompanham atentamente o motorista. As imagens captadas são analisadas em tempo real por uma inteligência artificial, que identifica sinais de fadiga, como olhar desatento ou movimentos característicos de cansaço.
Alerta imediato ao identificar riscos
Quando o sistema detecta algum comportamento de risco, um alerta é encaminhado imediatamente ao Centro de Controle Operacional (CCO). A central, então, orienta o condutor sobre a necessidade de interromper a viagem e fazer uma pausa para descanso.
Monitoramento de outras infrações e comportamentos
O uso da inteligência artificial vai além do combate à sonolência. A tecnologia também flagra práticas proibidas dentro das normas internas da concessionária, como o uso de celular ao volante e fumar enquanto dirige. Nesses casos, o condutor recebe uma notificação, podendo ser sujeitado a medidas administrativas.
Expansão da tecnologia para outros trechos
Segundo Diego Dutra, gerente de Operações da Nova 381, a ferramenta ainda identifica manobras arriscadas, desvios de rota, excesso de velocidade e distância inadequada em relação ao veículo da frente.
A concessionária planeja ampliar o uso desse sistema para todo o trecho sob sua responsabilidade, com o objetivo de intensificar a segurança dos motoristas e passageiros que trafegam pela BR-381.
Projeto de Lei concede até dois dias de licença remunerada por mês a mulheres com sintomas menstruais severos, mediante laudo médico; texto segue para o Senado.
Projeto de Lei concede até dois dias de licença remunerada por mês a mulheres com sintomas menstruais severos, mediante laudo médico; texto segue para o Senado.