Emprego

Comércio de BH abre vagas temporárias para o fim do ano

Comerciantes recrutam reforços para o período de maior movimento, do Dia das Crianças ao Natal, mesmo diante de dificuldades para contratar

28/10/2025 às 09:37 por Redação Plox

O comércio de Belo Horizonte entrou em seu período mais aquecido, que vai do Dia das Crianças até o Natal, incluindo a Black Friday. Neste cenário de alta nas vendas, 8,9% dos comerciantes afirmam que vão contratar profissionais temporários para reforçar o atendimento, enquanto outros 10,2% ainda analisam a necessidade de ampliar as equipes. O dado foi divulgado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

O quarto trimestre do ano é o período mais lucrativo para o comércio em BH

O quarto trimestre do ano é o período mais lucrativo para o comércio em BH

Foto: Reprodução

Contratação de temporários ganha força

Entre os lojistas que pretendem contratar neste fim de ano, a média é de dois novos colaboradores por estabelecimento. Para selecionar candidatos, a maioria (53,3%) confia em indicações de funcionários e conhecidos. Outros métodos em destaque são o uso de redes sociais (20%), plataformas online de vagas (10%) e cartazes nas lojas (6,7%).

Dificuldades para preencher vagas

Em relação ao processo seletivo, os empregadores enfrentam desafios como falta de profissionalismo e de responsabilidade dos candidatos, apontados por 44,4% dos entrevistados. Questões como baixa motivação (25,9%) e falta de experiência (22,2%) também são citadas como entraves para a contratação.

Funções temporárias mais buscadas

Os cargos mais ofertados pelo varejo de Belo Horizonte neste período de fim de ano são:

  • vendedor (70,4%)
  • caixa (22,2%)
  • atendente (18,5%)
  • estoquista (14,8%)
  • repositor (3,7%)
  • serviços gerais (3,7%)

O comércio busca ampliar sua força de trabalho para garantir o atendimento durante a temporada mais movimentada do ano, de acordo com portal O Tempo.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a