Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Declaração de Lula sobre traficantes provoca repercussão negativa nas redes
Presidente disse que traficantes seriam vítimas dos usuários; 87% das reações foram críticas, aponta levantamento da Brandwatch
28/10/2025 às 13:42por Redação Plox
28/10/2025 às 13:42
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que traficantes seriam “vítimas de usuários” causou forte repercussão negativa nas redes sociais, de acordo com levantamento da Brandwatch, empresa especializada em análise de mídias sociais.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Presidência
Reação intensa após fala sobre narcotráfico
Após afirmar em entrevista coletiva na Indonésia que usuários de drogas são responsáveis pelos traficantes, o presidente foi alvo de 213 mil menções em publicações digitais, com estimativa de 529 milhões de pessoas impactadas. O estudo aponta que 87% dessas manifestações foram críticas, enquanto apenas 13% saíram em defesa ou elogio à fala do chefe do Executivo.
Declaração atinge recorde entre polêmicas do ano
O volume de publicações relacionadas à fala de Lula garantiu ao episódio o quarto lugar entre os assuntos de maior repercussão envolvendo o presidente em 2025. Segundo a pesquisa, apenas o tarifaço do governo dos Estados Unidos contra o Brasil, um pronunciamento em TV aberta e o discurso na Assembleia da ONU superaram o impacto das menções sobre os traficantes. Ainda assim, nessas outras ocasiões, houve equilíbrio maior entre conteúdos negativos e positivos.
Origem da polêmica durante viagem internacional
A fala repercutida aconteceu enquanto Lula comentava operação dos Estados Unidos contra o tráfico internacional no mar do Caribe. Ele sugeriu que seria melhor enfrentar o consumo de drogas internamente do que investir em operações militares, dizendo que há relação direta entre consumo e venda. Ao defender seu posicionamento, afirmou:
Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende – Lula
Recuo após críticas nas redes sociais
Após a forte repercussão negativa, Lula admitiu que sua frase foi mal colocada e ressaltou sua postura contrária ao crime organizado, citando feitos do governo:
Fiz uma frase mal colocada nesta quinta-feira e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país – Lula