Alunos de faculdades de Ipatinga recebem vacinação contra sarampo

28/11/2019 16:36

Publicidade

A campanha de vacinação contra o sarampo direcionada a pessoas de 20 a 29 anos se intensifica nesta semana, em Ipatinga. Como estratégia para expandir a imunização entre os munícipes desta faixa etária, o local escolhido foram as faculdades espalhadas pela cidade, onde se concentra boa parte público-alvo. A ação, que parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou na terça (26) e será concluída nesta sexta (29), sendo cumprida de 19h às 21h. A vacinação ocorre no Centro Universitário do Leste de Minas - UnilesteMG, campus do Bom Retiro; Pitágoras, na unidade do Cidade Nobre, e Única, no Bethânia.

VACINAÇÃO SARAMPO 1 Foto: Divulgação

Devido a um aumento do número de casos de sarampo no país, a campanha de vacinação foi lançada em todo o Estado no dia 18 e se estende até este sábado, dia 30. O objetivo é atualizar os cartões de quem ainda não se vacinou ou tomou apenas uma dose da vacina. Para quem tem de um a 29 anos são recomendadas duas doses. Já as pessoas de 30 a 49 anos devem receber uma dose. A vacina é contraindicada para mulheres gestantes. E quem já teve sarampo não contrairá a doença novamente.

“A campanha procura atender agora um público-alvo específico. No caso dos jovens, a Secretaria de Saúde busca alcançá-los, porque é um público que trabalha e estuda, tendo às vezes dificuldade de acessar os horários de atendimento nas Unidades de Saúde. Como as faculdades reúnem boa parte dessas pessoas, estamos ampliando o atendimento e, consequentemente, a meta de cobertura vacinal”, esclarece Cíntia Barbeta, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB).

Sintomas

Entre os sintomas da doença estão dores nos músculos, tosse forte ou seca e febre. A pessoa normalmente apresenta também manchas avermelhadas na pele. O sarampo traz várias complicações e, em casos extremos, pode levar à morte.



Publicidade