Pingo D´Água ganha sala de cinema

28/11/2019 16:18

Nova unidade do Contém Cultura será inaugurada no sábado

Publicidade

O Contém Cultura estreia, no próximo sábado, sua nova unidade, que consiste em um espaço cultural estruturado em área pública, a partir do conceito de arquitetura sustentável e econômica e por meio da adaptação de dois containers que se transformam em uma sala climatizada para receber ações culturais. O objetivo do projeto é promover a cultura nacional nas cidades do interior do estado de Minas Gerais, estimulando consumo e produção cultural.

A sala de exibição dispõe de 40 lugares, rampa de acesso e área reservada para cadeirantes, favorecendo a inclusão de pessoas com deficiência, além de possuir um acervo de filmes e documentários nacionais.

Foto: DivulgaçãoWhatsApp Image 2019-11-26 at 15.11.36 (1)

Entre os títulos disponíveis, foram incluídos filmes com tradução em Libras, outra iniciativa que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência, nesse caso, os surdos, no universo da linguagem cinematográfica. 

Além da exibição de filmes, serão promovidas oficinas de artesanato, dança, saraus literários, dentre outras atividades culturais distribuídas em uma programação gratuita semanal desenvolvida ao longo de dez meses. Após esse período de execução, a sala será doada para o município, tornando-se um equipamento municipal de cultura e educação para ser utilizado e gerido conforme diretrizes e demandas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

“Quando falamos em democratização do cinema, não estamos falando apenas da formação de público, mas principalmente de acesso à cultura. Quanto ao local escolhido para a instalação do Contém, no Centro de Eventos, sabemos que se trata de um espaço privilegiado e um  dos principais pontos de encontro dos moradores do município que, que terão um motivo a mais para se reunir nesse lugar e discutir o cinema enquanto arte que transforma”, diz a proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro.
 



Publicidade