Morre Frank Williams, uma das lendas da Fórmula 1

Frank foi internado na sexta-feira (26) e morreu neste domingo (28)

Por Plox

28/11/2021 15h57 - Atualizado há mais de 2 anos

Morreu neste domingo (28), aos 79 anos,  Sir Frank Williams, mais conhecido como Frank Williams, uma lenda do automobilismo mundial. Frank é fundador da equipe que leva seu nome, a Williams, uma das mais antigas e vitoriosas da Fórmula 1.

Frank tinha 79 anos. Foto: divulgação/ Williams

 

A confirmação da morte foi feita pela equipe em seus perfis nas redes sociais e em seu site oficial. Frank estava internado desde a última sexta-feira e morreu no hospital, na companhia de sua família. Veja a nota divulgada pela equipe no site (traduzido para português”:

“A equipe Williams Racing está realmente triste com o falecimento de nosso fundador, Sir Frank Williams. Sir Frank foi uma lenda e um ícone do nosso esporte. Sua passagem marca o fim de uma era para nossa equipe e para o esporte da Fórmula 1. Ele foi único e um verdadeiro pioneiro. Apesar das adversidades consideráveis ​​em sua vida, ele liderou nossa equipe em 16 Campeonatos Mundiais, tornando-nos uma das equipes de maior sucesso na história do esporte. Seus valores, incluindo integridade, trabalho em equipe e uma independência e determinação ferozes, continuam sendo a essência de nossa equipe e são seu legado, assim como o nome da família Williams, sob a qual temos orgulho de competir. Nossos pensamentos estão com a família Williams neste momento difícil.” Jost Capito, CEO e chefe de equipe.

Frank foi um dos pioneiros da Fórmula 1, principalmente no quesito inovação. Ele criou sua própria equipe e conquistou nove títulos de construtores (equipe) e sete de pilotos. Os campeões pela equipe foram: Alan Jones, Keke Rosberg, Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill, Jacques Villeneuve e o brasileiro Nelson Piquet (1987).

Piquet foi um dos seis pilotos brasileiros que passaram pela equipe. Além dele, Antonio Pizzonia, Rubens Barrichello (2010-2011); Bruno Senna (sobrinho de Ayrton Senna), Felipe Massa (2012) e Ayrton Senna, um dos maiores ídolos do Brasil. A escuderia sempre teve uma ligação muito forte com o Brasil, já que vários brasileiros passaram por lá, mas também uma das maiores frustrações de Frank.

Frank Williams ao lado de Ayrton Senna. Foto: reprodução

 

Em um documentário reproduzido por uma plataforma de streaming, Claire Williams, filha de Frank Williams e que comandou a equipe entre 2017 e 2020, após a saída do pai, contou que uma das maiores frustrações do pai foi a morte de Ayrton Senna, no dia 1º de maio de 1994, enquanto dirigia um carro da Williams, no circuito de Monza, na Itália.

Não foram divulgadas informações sobre o sepultamento e nem qual a causa da morte.
 

Destaques