Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Moraes critica Meta por inação diante de perfis falsos em seu nome

Ministro do STF reclama da dificuldade em remover contas falsas e pede ação mais enérgica das plataformas

28/11/2024 às 11:55 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou críticas à Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, durante o julgamento que avalia a responsabilidade das plataformas sobre os conteúdos publicados por usuários. A declaração ocorreu nesta quarta-feira (27), com o ministro relatando sua insatisfação com a permanência de perfis falsos que utilizam o nome dele.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

De acordo com Moraes, existem pelo menos 20 perfis falsos que vêm sendo notificados às plataformas, sem resultados satisfatórios. Ele destacou que esses perfis são facilmente identificáveis, pois concentram ataques direcionados a ele, mas continuam ativos. Mesmo quando derrubados, são rapidamente substituídos por novas contas.

– Tenho que ficar correndo atrás (…) As plataformas dificultam e quase ignoram – declarou o ministro, lamentando a falta de agilidade no atendimento às denúncias.

Ironia e pedidos enfáticos

Durante a sessão, Moraes pediu a palavra após a sustentação oral do advogado José Rollemberg Leite Neto, que representava o Facebook. Em tom irônico, ele reforçou que as plataformas têm autorização para remover imediatamente todos os perfis falsos em seu nome, sem a necessidade de decisão judicial.

– Já está autorizado a retirar todos os perfis falsos meus sem decisão judicial. Agradeço – afirmou o ministro.

Além de Moraes, outros ministros também expressaram incômodo com a criação de contas falsas. Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia destacaram experiências semelhantes.

Compartilhar a notícia

Veja também
Jenifer.jpg
POLíTICA

Candidata do PT é a única a não comparecer ao debate de Timóteo no Plox

Apenas Douglas Willkys e Doutor Renato participaram do debate

POLíTICA

Lula deseja sucesso a Trump e reforça compromisso do Brasil com a paz

Presidente brasileiro destaca parceria histórica com os EUA e aborda reforma ministerial durante reunião com ministros.

Vídeo: ao mostrar que não usa tornozeleira, Lula exibe tênis que custa R$ 8 mil
POLíTICA

Vídeo: ao mostrar que não usa tornozeleira, Lula exibe tênis que custa R$ 8 mil

Presidente ironizou Bolsonaro durante evento em Sorocaba ao levantar a calça e mostrar a meia — e um tênis de grife italiana

POLíTICA

Governo brasileiro responde a crítica dos EUA sobre decisão de Moraes envolvendo a Rumble

Itamaraty rejeita manifestação americana e defende autonomia do STF

para você
EMPREGO

Jovens trocam de emprego com mais frequência do que gerações anteriores, aponta estudo

Pesquisa revela que a geração Z permanece apenas nove meses em média na mesma empresa, gerando desafios financeiros para as corporações

Jovem é demitida quatro horas após ser contratada por empresa
EMPREGO

Jovem é demitida quatro horas após ser contratada por empresa

Após se formar e aceitar proposta profissional, mulher foi surpreendida com desligamento ainda no primeiro dia

justiça.jpg
ECONOMIA

Pizzaria é condenada a pagar em dobro funcionário que não folgava aos domingos

Funcionário alegou que trabalhava de terça-feira a domingo à noite, e que suas folgas eram nos dias de segunda-feira

Tiago Iorc é internado com crise de hérnia e faz alerta sobre saúde
FAMOSOS

Tiago Iorc é internado com crise de hérnia e faz alerta sobre saúde

Cantor relata internação de emergência após dores severas na cervical e pede atenção dos fãs com a postura e bem-estar