Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Famosos
Justiça do RJ manda para São Paulo ação do PT contra Jojo Todynho por difamação
28ª Vara Criminal do Rio reconhece conflito de competência e remete processo sobre declarações em podcast da Brasil Paralelo à Justiça paulista; MP já havia se posicionado pela rejeição da queixa
28/11/2025 às 08:46por Redação Plox
28/11/2025 às 08:46
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A coluna Fábia Oliveira apurou que a disputa judicial entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e Jojo Todynho acaba de ganhar um novo rumo. O processo teve o foro alterado e seguirá agora em outra jurisdição.
Na quarta-feira (26/11), o juiz Antonio Alves Cardoso Junior, da 28ª Vara Criminal da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), reconheceu um conflito de competências no caso. De acordo com o magistrado, a definição de qual Justiça deve julgar crime de difamação cometido na internet é feita com base no local em que o delito se consumou.
Jojo Todynho e o Partido dos Trabalhadores também devem ser intimados
Foto: Reprodução
A coluna Fábia Oliveira apurou com exclusividade novos desdobramentos na disputa judicial entre o Partido dos Trabalhadores e a influenciadora
Foto: Reprodução
Por que o processo vai sair do Rio e seguir para São Paulo
No processo, o PT acusa Jojo Todynho de tê-lo difamado durante uma entrevista ao podcast Conversa Paralela. A conversa foi transmitida ao vivo no canal do YouTube da empresa Brasil Paralelo.
Como a empresa responsável por disponibilizar o conteúdo considerado ofensivo tem domicílio na cidade de São Paulo, o juiz decidiu declinar da competência e encaminhar o caso para uma das Varas Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
No mesmo dia 26/11, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro informou ter tomado ciência da decisão. Jojo Todynho e o PT também serão intimados.
Mudança de foro pode atrasar desfecho da disputa
A transferência do processo para a Justiça paulista abre um novo capítulo no embate e tende a alongar o tempo até uma sentença definitiva.
Antes da mudança de rota do caso, o Ministério Público do Rio de Janeiro havia se posicionado pela rejeição da ação. Na manifestação, o órgão sustentou que não haveria justa causa para o processo, argumentando que a influencer não teria detalhado uma conduta específica do Partido dos Trabalhadores nem atacado diretamente sua reputação.
Essa posição favorável a Jojo Todynho pode pesar na análise a ser feita, agora, pelo TJSP.
Como começou a polêmica entre Jojo Todynho e o PT
O caso teve início em 2023, quando Jojo Todynho afirmou, em uma entrevista, que teria recebido uma proposta de R$ 1,5 milhão para apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ela, o contato teria começado por telefone e sido formalizado apenas durante um almoço.
O Partido dos Trabalhadores, porém, nega a acusação e afirma que as declarações são falsas e prejudiciais à imagem da legenda.
Encontrada morta em casa no Rio, a empresária Débora Maia havia relatado nas redes sociais, em 2024, dor e sensação de rejeição após o fim do casamento e o abalo na relação com Mel e Yasmin Maia
Encontrada morta em casa no Rio, a empresária Débora Maia havia relatado nas redes sociais, em 2024, dor e sensação de rejeição após o fim do casamento e o abalo na relação com Mel e Yasmin Maia