Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Tempestades elevam risco de queima de TVs modernas e reparo pode chegar a 70% do valor do aparelho
Especialistas alertam que picos de tensão e descargas elétricas atingem diretamente placas e fontes de TVs LED, QLED e OLED, tornando indispensável desligar os aparelhos da tomada e remover cabos durante tempestades fortes para evitar prejuízos elevados
28/11/2025 às 10:09por Redação Plox
28/11/2025 às 10:09
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Com a chegada das tempestades, aumentam os riscos de picos de tensão, sobrecargas e descargas elétricas que atingem a rede. Entre os eletrodomésticos mais vulneráveis, um em especial deve ser absolutamente desligado da tomada para evitar prejuízos: o televisor.
Foto ilustrativa
Foto: Pixabay
Por que a TV é tão sensível a raios e picos de tensão?
Os televisores modernos — principalmente os modelos LED, QLED e OLED — utilizam fontes de alimentação muito sensíveis, projetadas para operar com voltagens estáveis. Durante uma tempestade, a rede elétrica pode sofrer aumentos repentinos de tensão, quedas bruscas, impulsos de milhares de volts após a queda de um raio e microcortes que fazem o equipamento reiniciar.
Essas oscilações atingem diretamente as placas eletrônicas, a fonte interna e os capacitores, que podem queimar mesmo sem a queda de um raio nas proximidades. Basta uma flutuação intensa na rede residencial para causar danos irreversíveis.
O televisor está entre os três aparelhos que mais queimam durante temporais, ao lado de modems e decodificadores, todos equipados com componentes eletrônicos muito sensíveis.
Desconectar da tomada é a medida mais segura
Especialistas em eletrônica doméstica indicam que, em tempestades com forte atividade elétrica, a forma mais segura de proteção é desligar completamente o televisor da rede física, e não apenas usar o controle remoto.
Para reduzir ao máximo o risco de danos, a recomendação é:
• Desligar o televisor da tomada.
• Desconectar o cabo HDMI ligado a decodificadores ou consoles.
• Remover o cabo da antena ou da TV a cabo, já que ele também pode conduzir picos de tensão.
Um único impacto forte na rede pode queimar a placa principal e gerar consertos que, em 2025, podem custar entre 40% e 70% do valor de uma TV nova.
Estabilizador não basta em tempestades fortes
Estabilizadores comuns oferecem apenas uma proteção limitada frente a tempestades elétricas. Técnicos do INTI (Instituto Nacional de Tecnologia Industrial) alertam que os picos gerados por descargas atmosféricas podem exceder, e muito, a capacidade desses aparelhos.
Nobreaks (UPS) de qualidade e protetores equipados com varistores IRAM garantem maior segurança e ajudam a minimizar os efeitos das oscilações. Ainda assim, a forma mais eficaz de proteção continua sendo tirar os equipamentos da tomada enquanto durar a tempestade.
Outros aparelhos que exigem atenção
Além da televisão, é importante proteger outros dispositivos ligados à rede elétrica, como modem e roteador Wi-Fi, consoles de videogame, equipamentos de áudio e decodificadores de TV. Todos esses aparelhos contam com placas eletrônicas delicadas e podem ser danificados por um único pico de tensão.
Encontrada morta em casa no Rio, a empresária Débora Maia havia relatado nas redes sociais, em 2024, dor e sensação de rejeição após o fim do casamento e o abalo na relação com Mel e Yasmin Maia
Encontrada morta em casa no Rio, a empresária Débora Maia havia relatado nas redes sociais, em 2024, dor e sensação de rejeição após o fim do casamento e o abalo na relação com Mel e Yasmin Maia