Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Confira os direitos do consumidor na hora de trocar presentes de Natal

Apesar de não ser obrigatória, troca costuma ser admitida pelas lojas

28/12/2020 às 20:55 por Redação Plox

Receber um presente de final de ano nem sempre é sinônimo de satisfação garantida. Às vezes, é necessário trocar o produto, seja por apresentar algum problema ou simplesmente por não estar alinhado ao gosto do presenteado. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, entretanto, uma loja só é obrigada a fazer a troca em casos de defeito.

Fica garantido ao consumidor, por exemplo, trocar uma roupa com problemas de confecção ou um brinquedo que saiu quebrado da loja. Já a troca por outros motivos depende de cada estabelecimento. Por isso, vale conversar com a pessoa que comprou o presente para saber se o vendedor se comprometeu a fazer a troca mesmo com o produto em condições.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) recomenda aos compradores garantir a possibilidade de troca na hora de comprar o presente. “A maioria das lojas opta por esse serviço até para conquistar o consumidor e realizar uma nova venda. Por isso, antes de comprar, informe-se sobre as condições de troca do estabelecimento”, destacou o Procon-SP.

A troca deve respeitar o valor pago pelo produto, mesmo que haja liquidações ou aumento de preço. Em casos de troca pelo mesmo produto, a loja não pode exigir complemento de valor. O consumidor também não pode pedir abatimento do preço caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.

Os órgãos de defesa do consumidor recomendam ainda que a nota fiscal seja guardada para uma eventual troca. Para roupas e sapatos, por exemplo, a etiqueta deve ser mantida na peça e só retirada quando houver a certeza de que o produto não precisará ser trocado.

Foto: Divulgação 

 

Compras pela internet
Quando se trata de uma compra feita pela internet, a legislação brasileira garante ao cliente direito de arrependimento no prazo de até sete dias, a contar da data do recebimento. Além disso, há a possibilidade de o produto chegar danificado ou não corresponder ao pedido feito. A devolução, nesses casos, pode ser feita e o dinheiro pago, restituído – inclusive o frete.

“Em caso de troca ou cancelamento, é importante guardar uma cópia dos contatos de e-mail e protocolos de ligações telefônicas, possibilitando a resolução de demandas. O lojista deverá arcar com todos os custos de devolução do produto”, explicou a diretora do Procon-ES, Denize Izaita Pinto.
 

Compartilhar a notícia

para você
dupla.jpg
FAMOSOS

Belo Oriente divulga atrações da festa de aniversário de 56 anos de emancipação

Serão ao todo 18 atrações divididas em 04 dias de muita festa

Timóteo inaugura pista de caminhada com iluminação no bairro Santa Maria
LAZER

Timóteo inaugura pista de caminhada com iluminação no bairro Santa Maria

Espaço de lazer recebeu iluminação em LED e foi batizado como 'Caminho dos Pioneiros' pelos moradores

Exposição 'Dentro Invisível' estreia em Timóteo com arte, memória e reflexão
LAZER

Exposição 'Dentro Invisível' estreia em Timóteo com arte, memória e reflexão

Teuller Morais apresenta obras que misturam fotografia, objetos e pintura em mostra gratuita que estreia em Timóteo nesta quinta-feira

Nova onda de calor deve atingir Minas e outras regiões do Brasil a partir de quinta
SAúDE

Nova onda de calor deve atingir Minas e outras regiões do Brasil a partir de quinta

Fenômeno previsto para começar no dia 18 de setembro pode levar capitais como Belo Horizonte e São Paulo a registrarem recordes de temperatura em 2025