Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Membros de facção são indiciados por matar ex-agente penitenciário em Minas

O primo do ex-agente também foi morto no dia 12 de março deste ano. Os dois crimes foram cometidos no mesmo local

28/12/2021 às 18:04 por Redação Plox

Quatro pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em razão do homicídio de um ex-agente penitenciário e diretor de presídio, de 46 anos, ocorrido no dia 23 de setembro deste ano, no bairro Aparecida, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Entre os suspeitos está o líder de uma organização criminosa, de 44 anos, atuante no aglomerado Sumaré. 

Ele é apontado como o mandante do crime e foi preso durante a operação Animus Necandi. Já os outros três investigados seriam os executores, sendo que um deles, de 33, já estava preso e os outros dois, de 24 e 31 anos, estão foragidos.

A vítima trabalhava como motorista de aplicativo e foi morta quando chegava em casa. De acordo com o chefe da Divisão Especializada em Investigação de Crimes Contra a Vida (DICCV), Frederico Abelha, "o mandante do crime é uma pessoa de alta periculosidade, que responde em outros inquéritos aqui na unidade, inclusive, um instaurado pouco antes desse crime praticado contra o ex-agente penitenciário, ocasião em que ceifou a vida do primo dessa vítima".

 

Foto: Divulgação/ PCMG

 

O primo do ex-agente público, de 29 anos, foi morto no dia 12 de março deste ano. Os dois crimes foram cometidos no mesmo local. Segundo o delegado que coordena as investigações, Guilherme Catão, o modo de agir do grupo foi muito similar, ainda que em datas diversas. Os executores, armados, aguardaram as vítimas chegarem em casa e, quando tentaram fugir, foram perseguidas e mortas a tiros.

Conforme apurado, a motivação para o homicídio da vítima de 44 anos seria a suspeita do grupo criminoso de que, devido à proximidade com agentes das forças de segurança pública, ela pudesse ter delatado os criminosos sobre a morte do primo. Já o familiar de 29 anos teria sido assassinado por desconfiança dos suspeitos de que ele estivesse delatando à polícia sobre as atividades do tráfico na região.

Frederico Abelha explica que, em troca dos homicídios, os executores recebiam benefícios, como exercerem atividades em turnos maiores nos pontos de comércio de drogas do aglomerado ou a ascensão ao cargo de gerência no grupo criminoso.

Perfil violento

O subinspetor da Delegacia Especializada de Homicídios Noroeste, Caetano Neto, conta que "há muitos anos ele [preso de 44 anos] comanda o tráfico de drogas na região do Sumaré e todos lá [na comunidade] têm muito medo da forma como ele atua, sempre mandando executar aqueles que interferem na sua atividade".

Ainda de acordo com Catão, o homem apontado como líder do grupo "tem passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma, e é acusado de sequestrar o filho de um prefeito no estado da Bahia. Ele tem uma influência muito grande no tráfico de drogas no Sumaré. Nada se faz lá sem a ratificação dele".

Compartilhar a notícia

Veja também
casal
POLíCIA

Casal de Ipatinga morre afogado em praia baiana durante feriado de Tiradentes

Segundo relatos de testemunhas, Abenício entrou no mar, que se encontrava bastante agitado, e começou a se afogar. "A esposa tentou salvá-lo, mas acabou se afogando também

Após o Dia das Mães, mãe e filho morrem em acidente na volta para casa no ES
POLíCIA

Após o Dia das Mães, mãe e filho morrem em acidente na volta para casa no ES

Veículos bateram de frente em estrada rural de São Domingos do Norte; vítimas retornavam de viagem do Dia das Mães

material apreendido
POLíCIA

Polícia prende mulher com 19 barras de maconha em Governador Valadares

Ela disse aos policiais que recebeu R$ 1.500 para trazer a droga da capital mineira

aa
POLíCIA

Batida entre dois carros deixa uma pessoa ferida em Santana do Paraíso

Um dos condutores fugiu do local sem prestar socorro à vítima

para você
Palestra na Unimed Vale do Aço aborda inclusão de pessoas com autismo
SAúDE

Palestra na Unimed Vale do Aço aborda inclusão de pessoas com autismo

Evento reuniu colaboradores para discutir os Transtornos Globais do Desenvolvimento e reforçar práticas de acolhimento no ambiente corporativo

filme
LAZER

Cinema gratuito na Fundação Aperam Acesita neste fim de semana

Ingressos podem ser retirados na bilheteria da fundação

Leilão da Caixa oferece mais de mil imóveis com descontos de até 52%
ECONOMIA

Leilão da Caixa oferece mais de mil imóveis com descontos de até 52%

Oportunidades estão em todo o país; Sudeste concentra a maior parte dos lotes disponíveis

Rompido com Bolsonaro, Otoni de Paula mira o Senado com apoio de Pablo Marçal
POLíTICA

Rompido com Bolsonaro, Otoni de Paula mira o Senado com apoio de Pablo Marçal

Deputado federal e pastor articula pré-candidatura ao Senado em 2026 pelo PRTB e conta com apoio de Marçal e possível acordo com Crivella